Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/450
Título: | Os "mapas de conceitos" e o ensino-aprendizagem das ciências |
Autor(es): | Sequeira, Manuel Freitas, Mário |
Data: | 1989 |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 2:3 (1989) 107-116. |
Resumo(s): | De entre as numerosas técnicas, utilizadas tanto na identificação e caracterização das estruturas conceptuais individuais, como na formação da sua reorganização, destaca-se a elaboração de mapas de conceitos. Neste trabalho pretende-se fazer uma revisão crítica dos problemas teóricos e metodológicos que esta técnica levanta, com vista a retirar algumas conclusões sobre a sua importância no ensino-aprendizagem das ciências. Os autores concluem que, apesar de alguns problemas levantados na sua utilização e de algumas potencialidades indicadas não estarem totalmente confirmadas, o uso frequente de mapas de conceitos permite a identificação de estruturas conceptuais dos estudantes, possibilitando ao professor intervir na sua reorganização e ampliação, ajudando no estabelecimento de ligações entre o novo conhecimento e o já existente. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/450 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1989,2(3),107-116(ManuelSequeira&MarioFreitas).pdf | 650,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |