Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44838

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Rui Limapor
dc.date.accessioned2017-02-22T17:30:04Z-
dc.date.available2017-02-22T17:30:04Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationRAMOS, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 3:1, pp. 36-68por
dc.identifier.issn2447-7052-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44838-
dc.description.abstractO presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso.por
dc.description.abstractThis study analysis a group of picturebooks aimed at children. These picture books have the potential to promote the young readers’ ecoliteracy, and they all deal with the theme of life cycle. In these books, the aesthetic, the playful and the ethical / educational aspects of children’s literature articulate with each other harmoniously. They are socially relevant manifestations of an ecological discourse that is present in contemporary western societies. The selected theoretical framework is that of discourse studies, and the research attributes special attention to the construction of the speech objects.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEcoliteraciapor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectLivro-álbumpor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectEcoliteracypor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectAlbumpor
dc.subjectLinguisticspor
dc.titleConfigurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguísticapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/24499/17587por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage36por
oaire.citationEndPage68por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBrasília, Brasilpor
oaire.citationTitleEcolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagempor
oaire.citationVolume3por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalEcolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagempor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo ECO-REBEL 2017 Ramos.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID