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https://hdl.handle.net/1822/44673
Título: | Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças? |
Autor(es): | Moreira, Lilian Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Formação inicial de educadores/professores literacia digital e multimodal |
Data: | Mar-2016 |
Editora: | Instituto Politécnico de Bragança (IPB) |
Resumo(s): | Desenvolvemos um estudo exploratório para termos uma visão geral sobre o pensamento de professores em formação inicial em duas Universidades Portuguesas acerca de como desenvolver a literacia digital nas crianças e descobrir os conceitos preliminares sobre essa temática. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário de resposta aberta. Neste artigo vamos analisar as respostas à seguinte pergunta: “sente-se preparado para trabalhar a literacia digital e multimodal com crianças dos 0 aos 8 anos?” A partir da análise dos dados, verificamos que 2% não respondeu, 21% não se sente preparado justificando que os conteúdos trabalhados na única disciplina que cursaram não foram suficientes. Apesar de os outros 77% dizerem estar preparados, nas suas justificações, alguns mostram precisamente o contrário. Com efeito, para alguns, estar preparado significa saber usar o Word e o PowerPoint por exemplo; para outros, o facto de terem nascido na “era digital” já os habilita, dizem, a usar as tecnologias com as crianças. Com este levantamento inicial esperávamos encontrar uma representação de como está a ser abordada a questão da literacia digital e da literacia multimodal na formação inicial dos professores de Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Embora esta amostra não nos permita, de modo algum, generalizar resultados, verificamos que, nos casos estudados, os futuros professores estão longe de ter a preparação mínima para trabalhar os conteúdos de forma pedagógica com crianças. Acresce como fator muito importante o facto de, durante os dois primeiros anos de curso, os alunos não terem desenvolvido quaisquer atividades nas escolas, pelo que podem não ter noção da diferença entre saber conteúdos e saber trabalhá-los com crianças. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44673 |
Versão da editora: | http://incte.ipb.pt/atas.html |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCEC - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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