Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4462

TítuloEstratégia do processo de vinificação face à poluição provocada pelos efluentes das adegas
Autor(es)Moreira, M. Cândida
Maia, M. Odete
Palavras-chaveEfluentes vinícolas
Cargas poluentes
Data1996
EditoraComissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)
CitaçãoBORREGO, Carlos [et al.], ed. – “5ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente : volume 2”. Coimbra : Comissão de Coordenação da Região Centro, 1996. ISBN 972-569-088-5. p. 1767-1776.
Resumo(s)Numa adega da Região dos Vinhos Verdes fez-se a caracterização das cargas poluentes devidas a cada uma das operações de vinificação e trasfega (branco e tinto), relacionando-as com os volumes de água utilizada e a quantidade de mosto e/ou vinho produzido. Analisaram-se as águas residuais parcelares em termos de carência química de oxigénio (total e dissolvido), carência bioquímica de oxigénio, sólidos suspensos totais e pH tendo-se concluído que a carga poluente rejeitada durante o período das vindimas constitui 72% da poluição anual provocada pela Adega e que a vinificação em tinto produz uma carga orgânica líquida residual de 25% relativamente à vinificação em branco, sendo a clarificação dos mostos de branco a operação mais poluente. No entanto é possível reduzir drasticamente a poluição devida às adegas na época das vindimas se for adoptada uma adequada estratégia de processo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4462
ISBN972-569-088-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CNQA1767_1776.pdf321,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID