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https://hdl.handle.net/1822/44455
Título: | Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Sousa, Joana |
Data: | 2016 |
Editora: | Pedro & João Editores |
Resumo(s): | [Excerto introdução] No seguimento de outros escritos (PACHECO, 2014a; 2014b; 2013a; 2013b; 2009; PACHECO, PESTANA, 2014; PACHECO, MARQUES, 2014; MARQUES, PACHECO, 2013), a formação (inicial e contínua) de professores é abordada em contextos de regulação transnacional e nacional, com o propósito de analisar de forma crítica processos e práticas de olhar para o ensino e o professor a partir de reformas educativas e curriculares. Se a globalização impõe padrões de reformas, as mudanças nas políticas e práticas de formação de professores refletem diversas perspetivas, não sendo possível compreender a realidade das escolas somente a partir de formas de governamentalidade curricular, e também didática, que incidem em resultados e standards. Ao longo do texto, são evidenciadas diversas perspetivas que poderão contribuir para possíveis respostas em torno da formação de professores, partindo-se desta constatação de Žižek (2015, p. 18): “O capitalismo não é global no plano do significado. O que se retira como lição da globalização “é precisamente que o capitalismo se consegue acomodar a todas as civilizações”, ou seja, a sua dimensão global “só pode ser formulada no plano da verdade-sem-significado”, tal como o mercado global”. (...) |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44455 |
ISBN: | 978-85-7993-366-0 |
e-ISBN: | 978-85-7993-380-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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