Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44455
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.contributor.author | Sousa, Joana | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-24T17:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-7993-366-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44455 | - |
dc.description.abstract | [Excerto introdução] No seguimento de outros escritos (PACHECO, 2014a; 2014b; 2013a; 2013b; 2009; PACHECO, PESTANA, 2014; PACHECO, MARQUES, 2014; MARQUES, PACHECO, 2013), a formação (inicial e contínua) de professores é abordada em contextos de regulação transnacional e nacional, com o propósito de analisar de forma crítica processos e práticas de olhar para o ensino e o professor a partir de reformas educativas e curriculares. Se a globalização impõe padrões de reformas, as mudanças nas políticas e práticas de formação de professores refletem diversas perspetivas, não sendo possível compreender a realidade das escolas somente a partir de formas de governamentalidade curricular, e também didática, que incidem em resultados e standards. Ao longo do texto, são evidenciadas diversas perspetivas que poderão contribuir para possíveis respostas em torno da formação de professores, partindo-se desta constatação de Žižek (2015, p. 18): “O capitalismo não é global no plano do significado. O que se retira como lição da globalização “é precisamente que o capitalismo se consegue acomodar a todas as civilizações”, ou seja, a sua dimensão global “só pode ser formulada no plano da verdade-sem-significado”, tal como o mercado global”. (...) | por |
dc.description.sponsorship | FCT (SFRH/BD/93389/2013) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Pedro & João Editores | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F93389%2F2013/PT | - |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.title | Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 51 | por |
oaire.citationEndPage | 79 | por |
oaire.citationConferencePlace | São Carlos, Brasil | por |
oaire.citationTitle | Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/ pesquisadores iniciantes no campo educacional | por |
rcaap.embargofct | Trata-se de um capítulo de livro com direitos de autor associados | por |
dc.identifier.eisbn | 978-85-7993-380-6 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/ pesquisadores iniciantes no campo educacional | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTERSECÇÕES E-book.pdf Acesso restrito! | 1,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |