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TítuloNota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Alves, Mariana Gaio
Palavras-chaveSociologia da Educação
Europa do Sul
DataDez-2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
CitaçãoTORRES, Leonor Lima, ALVES, Mariana Gaio (Orgs.) (2016). Nota introdutória ao núcleo temático - A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), pp. 255-260. ISSN 0871-9187
Resumo(s)Portugal e Espanha partilham características comuns no plano dos processos de implantação e desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, defrontando-se atualmente com alguns dilemas decorrentes da aproximação tardia à modernidade educativa ocidental. A análise dos constrangimentos políticos, sociais e culturais que assolam as sociedades contemporâneas da Europa do Sul (com particular incidência nos países ibéricos) e dos consequentes desafios que se colocam à reconfiguração dos sistemas educativos constituiu o objetivo central que presidiu à organização da Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, realizada nos dias 9, 10 e 11 de Julho de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Este núcleo temático integra cinco textos selecionados do conjunto de quase setenta originalmente entregues à Comissão Organizadora da conferência para publicação nas respectivas atas. A seleção dos cinco textos decorreu da articulação de alguns critérios: i) a inclusão de trabalhos que permitissem uma perspectiva abrangente sobre os países ibéricos ou sobre algumas das respectivas regiões, bem como realizados em ambos os países, por forma a favorecer o conhecimento e o confronto das respectivas realidades educativas; ii) a exclusão de relatos de trabalhos em curso, optando-se por textos suportados em pesquisas suficientemente consolidadas para permitir o esboço de conclusões (ainda que as mesmas possam assumir-se como provisórias); iii) a prioridade conferida às linhas temáticas mais destacadas na “call for papers” da conferência; iv) a solidez científica dos textos, designadamente no que respeita à clareza e pertinência dos objetivos, à adequação da metodologia da pesquisa adotada e à relevância da revisão de literatura e dos resultados alcançados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44265
DOI10.21814/rpe.10275
ISSN0871-9187
Versão da editorahttps://revistas.rcaap.pt/rpe
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

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