Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/44265

TitleNota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos
Author(s)Torres, Leonor Lima
Alves, Mariana Gaio
KeywordsSociologia da Educação
Europa do Sul
Issue dateDec-2016
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
CitationTORRES, Leonor Lima, ALVES, Mariana Gaio (Orgs.) (2016). Nota introdutória ao núcleo temático - A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), pp. 255-260. ISSN 0871-9187
Abstract(s)Portugal e Espanha partilham características comuns no plano dos processos de implantação e desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, defrontando-se atualmente com alguns dilemas decorrentes da aproximação tardia à modernidade educativa ocidental. A análise dos constrangimentos políticos, sociais e culturais que assolam as sociedades contemporâneas da Europa do Sul (com particular incidência nos países ibéricos) e dos consequentes desafios que se colocam à reconfiguração dos sistemas educativos constituiu o objetivo central que presidiu à organização da Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, realizada nos dias 9, 10 e 11 de Julho de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Este núcleo temático integra cinco textos selecionados do conjunto de quase setenta originalmente entregues à Comissão Organizadora da conferência para publicação nas respectivas atas. A seleção dos cinco textos decorreu da articulação de alguns critérios: i) a inclusão de trabalhos que permitissem uma perspectiva abrangente sobre os países ibéricos ou sobre algumas das respectivas regiões, bem como realizados em ambos os países, por forma a favorecer o conhecimento e o confronto das respectivas realidades educativas; ii) a exclusão de relatos de trabalhos em curso, optando-se por textos suportados em pesquisas suficientemente consolidadas para permitir o esboço de conclusões (ainda que as mesmas possam assumir-se como provisórias); iii) a prioridade conferida às linhas temáticas mais destacadas na “call for papers” da conferência; iv) a solidez científica dos textos, designadamente no que respeita à clareza e pertinência dos objetivos, à adequação da metodologia da pesquisa adotada e à relevância da revisão de literatura e dos resultados alcançados.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44265
DOI10.21814/rpe.10275
ISSN0871-9187
Publisher versionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10275-30925-1-PB.pdf103,8 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID