Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44158
Título: | Inclusão social: um olhar sobre potencialidades escolhidas |
Outro(s) título(s): | Social inclusion: a glimpse into the potential underlying |
Autor(es): | Vale, Ângela Marisa Pinto do |
Orientador(es): | Barbosa, Fátima |
Palavras-chave: | Inclusão social Integração Inserção Educação de adultos Intervenção comunitária Social inclusion integration Insertion Adult education Community intervention |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Numa sociedade marcada por fatores geradores de exclusão social, onde as
dimensões do Ter, Fazer e Ser se encontram praticamente ocultas para a grande maioria
dos individuos é necessário, promover a igualdade de oportunidades intervindo no
sentido de desenvolver respostas sociais que contribuam para a inclusão social. As
causas da exclusão social prendem-se com variáveis de ordem macro e meso
relacionadas com oportunidades oferecidas ou negadas pela sociedade, e com fatores
micro relacionados com lacunas e fragilidades experimentadas nos percursos pessoais,
com incidências negativas e capacidades desvalorizadas. É, por isso, urgente promover
a integração através de uma perspetiva de inserção e inclusão.
Foi com a finalidade de conceber estratégias e criar condições potenciadoras do
desenvolvimento positivo e integrado de cada sujeito que surgiu a presente intervenção,
realizada no Gabinete de Atendimento à Família, com sede em Viana do Castelo. Esta
intervenção foi realizada em três serviços de atuação específicos. Utilizamos uma
metodologia essencialmente qualitativa. O paradigma que suporta a nossa investigação
é o paradigma critico, uma vez que a nossa intervenção tem como finalidade a mudança
de comportamentos.
As atividades realizadas, agrupadas em ações de formação, sensibilização e
informação procuraram atuar no sentido de dar maior visibilidade a esta problemática
agindo para encontrar formas de a minimizar através do desenvolvimento de
competências sócio-profissionais com vista à integração do público-alvo adulto no
mercado de trabalho e, portanto, na sociedade. In a society marked by generating factors of social exclusion, where the dimensions of having, doing and being and are practically hidden for many individuals it is necessary, to promote equal opportunities intervening to develop social responses that may contribute to social inclusion. The causes of social exclusion are related with macro and meso order variables concerning with opportunities offered or denied by society, and with micro factors related with gaps and weaknesses experienced in personal paths, with negative impacts and devalued capabilities. That is why, it’s urgent to promote the integration through a perspective of insertion and inclusion. It was with the purpose of designing strategies and to create conditions enhancer of the positive and integrated development of each individual, that this intervention emerged, performed by the Gabinete de Atendimento à Familia (office of family care), in Viana do Castelo. This intervention was performed with three specific actuating services. We adopted a mainly qualitative methodology. The paradigm that supports our investigation, is the critical paradigm, since that our intervention has as a goal the changing of behaviors. The activities performed, grouped in training courses, awareness and information intend to give more visibility to this issue acting to find ways to minimize it through the development of professional-social skills, with the goal to integrate the adult target audience in the labor market and, therefore, in society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44158 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ângela Marisa Pinto do Vale.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |