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https://hdl.handle.net/1822/44158
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Fátima | por |
dc.contributor.author | Vale, Ângela Marisa Pinto do | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T11:17:28Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T11:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44158 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) | por |
dc.description.abstract | Numa sociedade marcada por fatores geradores de exclusão social, onde as dimensões do Ter, Fazer e Ser se encontram praticamente ocultas para a grande maioria dos individuos é necessário, promover a igualdade de oportunidades intervindo no sentido de desenvolver respostas sociais que contribuam para a inclusão social. As causas da exclusão social prendem-se com variáveis de ordem macro e meso relacionadas com oportunidades oferecidas ou negadas pela sociedade, e com fatores micro relacionados com lacunas e fragilidades experimentadas nos percursos pessoais, com incidências negativas e capacidades desvalorizadas. É, por isso, urgente promover a integração através de uma perspetiva de inserção e inclusão. Foi com a finalidade de conceber estratégias e criar condições potenciadoras do desenvolvimento positivo e integrado de cada sujeito que surgiu a presente intervenção, realizada no Gabinete de Atendimento à Família, com sede em Viana do Castelo. Esta intervenção foi realizada em três serviços de atuação específicos. Utilizamos uma metodologia essencialmente qualitativa. O paradigma que suporta a nossa investigação é o paradigma critico, uma vez que a nossa intervenção tem como finalidade a mudança de comportamentos. As atividades realizadas, agrupadas em ações de formação, sensibilização e informação procuraram atuar no sentido de dar maior visibilidade a esta problemática agindo para encontrar formas de a minimizar através do desenvolvimento de competências sócio-profissionais com vista à integração do público-alvo adulto no mercado de trabalho e, portanto, na sociedade. | por |
dc.description.abstract | In a society marked by generating factors of social exclusion, where the dimensions of having, doing and being and are practically hidden for many individuals it is necessary, to promote equal opportunities intervening to develop social responses that may contribute to social inclusion. The causes of social exclusion are related with macro and meso order variables concerning with opportunities offered or denied by society, and with micro factors related with gaps and weaknesses experienced in personal paths, with negative impacts and devalued capabilities. That is why, it’s urgent to promote the integration through a perspective of insertion and inclusion. It was with the purpose of designing strategies and to create conditions enhancer of the positive and integrated development of each individual, that this intervention emerged, performed by the Gabinete de Atendimento à Familia (office of family care), in Viana do Castelo. This intervention was performed with three specific actuating services. We adopted a mainly qualitative methodology. The paradigm that supports our investigation, is the critical paradigm, since that our intervention has as a goal the changing of behaviors. The activities performed, grouped in training courses, awareness and information intend to give more visibility to this issue acting to find ways to minimize it through the development of professional-social skills, with the goal to integrate the adult target audience in the labor market and, therefore, in society. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Inserção | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Intervenção comunitária | por |
dc.subject | Social inclusion | por |
dc.subject | integration | por |
dc.subject | Insertion | por |
dc.subject | Adult education | por |
dc.subject | Community intervention | por |
dc.title | Inclusão social: um olhar sobre potencialidades escolhidas | por |
dc.title.alternative | Social inclusion: a glimpse into the potential underlying | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201486245 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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