Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44083

TitlePerceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
Other titlesPerceptions about creativity: a study with university students
Percepciones acerca de creatividad: estudio con alumnado universitario
Author(s)Morais, Maria de Fátima
Almeida, Leandro S.
KeywordsCriatividade
Ensino Superior
Estudantes universitários
Perceções de eficácia
Creativity
Higher Education;
College students
Perceptions
Creatividad
Enseñanza Superior
Alumnado universitario
Percepcione
Issue date2016
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
CitationMorais, M. F., e Almeida, L. S. (2016). Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 141 – 162
Abstract(s)No mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como já apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.
In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students´ curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function of both variables. The results allow reflections towards further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education.
En el mundo actual la universidad tiene un papel crucial en la formación de ciudadanos capaces de innovar. La creatividad es, pues, un concepto a valorar en la educación superior, pero esta valoración implica cambios en la vida cotidiana educativa. Una fuente de información relevante para la promoción de las habilidades creativas en los estudiantes universitarios es auscultar lo que piensan acerca de estas habilidades. En este sentido, a partir del cuestionario "Universidad y Competencias Creativas", se analizaron las percepciones de 582 estudiantes de una universidad portuguesa acerca de la conceptualización y de la valoración de la creatividad en el contexto académico. Las percepciones se analizaron de acuerdo con el área curricular de formación y el género, encontrando diferencias estadísticamente significativas en función de ambas las variables. Los resultados permiten reflexiones hacia una mayor profundización de este estudio, pero también señalan orientaciones para cuidados y refuerzos sobre las prácticas educativas en este nivel de enseñanza.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44083
DOI10.21814/rpe.7385
ISSN0871-9187
Publisher versionhttp://dx.doi.org/10.21814/rpe.7385
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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