Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44083

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Maria de Fátimapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2017-01-02T12:08:52Z-
dc.date.available2017-01-02T12:08:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMorais, M. F., e Almeida, L. S. (2016). Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 141 – 162por
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44083-
dc.description.abstractNo mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como já apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.por
dc.description.abstractIn today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students´ curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function of both variables. The results allow reflections towards further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education.por
dc.description.abstractEn el mundo actual la universidad tiene un papel crucial en la formación de ciudadanos capaces de innovar. La creatividad es, pues, un concepto a valorar en la educación superior, pero esta valoración implica cambios en la vida cotidiana educativa. Una fuente de información relevante para la promoción de las habilidades creativas en los estudiantes universitarios es auscultar lo que piensan acerca de estas habilidades. En este sentido, a partir del cuestionario "Universidad y Competencias Creativas", se analizaron las percepciones de 582 estudiantes de una universidad portuguesa acerca de la conceptualización y de la valoración de la creatividad en el contexto académico. Las percepciones se analizaron de acuerdo con el área curricular de formación y el género, encontrando diferencias estadísticamente significativas en función de ambas las variables. Los resultados permiten reflexiones hacia una mayor profundización de este estudio, pero también señalan orientaciones para cuidados y refuerzos sobre las prácticas educativas en este nivel de enseñanza.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectPerceções de eficáciapor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectHigher Education;por
dc.subjectCollege studentspor
dc.subjectPerceptionspor
dc.subjectCreatividadpor
dc.subjectEnseñanza Superiorpor
dc.subjectAlumnado universitariopor
dc.subjectPercepcionepor
dc.titlePerceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superiorpor
dc.title.alternativePerceptions about creativity: a study with university studentseng
dc.title.alternativePercepciones acerca de creatividad: estudio con alumnado universitariospa
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.21814/rpe.7385por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage141por
oaire.citationEndPage162por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Portuguesa de Educaçãopor
oaire.citationVolume29por
dc.identifier.doi10.21814/rpe.7385por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPE 2016.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID