Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44083
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Maria de Fátima | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T12:08:52Z | - |
dc.date.available | 2017-01-02T12:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Morais, M. F., e Almeida, L. S. (2016). Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 141 – 162 | por |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44083 | - |
dc.description.abstract | No mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como já apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino. | por |
dc.description.abstract | In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students´ curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function of both variables. The results allow reflections towards further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education. | por |
dc.description.abstract | En el mundo actual la universidad tiene un papel crucial en la formación de ciudadanos capaces de innovar. La creatividad es, pues, un concepto a valorar en la educación superior, pero esta valoración implica cambios en la vida cotidiana educativa. Una fuente de información relevante para la promoción de las habilidades creativas en los estudiantes universitarios es auscultar lo que piensan acerca de estas habilidades. En este sentido, a partir del cuestionario "Universidad y Competencias Creativas", se analizaron las percepciones de 582 estudiantes de una universidad portuguesa acerca de la conceptualización y de la valoración de la creatividad en el contexto académico. Las percepciones se analizaron de acuerdo con el área curricular de formación y el género, encontrando diferencias estadísticamente significativas en función de ambas las variables. Los resultados permiten reflexiones hacia una mayor profundización de este estudio, pero también señalan orientaciones para cuidados y refuerzos sobre las prácticas educativas en este nivel de enseñanza. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Perceções de eficácia | por |
dc.subject | Creativity | por |
dc.subject | Higher Education; | por |
dc.subject | College students | por |
dc.subject | Perceptions | por |
dc.subject | Creatividad | por |
dc.subject | Enseñanza Superior | por |
dc.subject | Alumnado universitario | por |
dc.subject | Percepcione | por |
dc.title | Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior | por |
dc.title.alternative | Perceptions about creativity: a study with university students | eng |
dc.title.alternative | Percepciones acerca de creatividad: estudio con alumnado universitario | spa |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7385 | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 141 | por |
oaire.citationEndPage | 162 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Revista Portuguesa de Educação | por |
oaire.citationVolume | 29 | por |
dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.7385 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.journal | Revista Portuguesa de Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RPE 2016.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |