Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43547

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCasulo, José Carlos de Oliveirapor
dc.contributor.authorSá, Silvana Filipa Silva Pereira depor
dc.date.accessioned2016-12-19T15:33:46Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43547-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “O despertar para a Filosofia”, corresponde ao relatório de estágio do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, decorrido no ano letivo de 2014/2015 na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga. A turma com quem desenvolvi este Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionado foi o 10º D da área de Ciências e Tecnologias, onde lecionei os conteúdos programáticos de ética, política, religião e direitos dos animais não humanos. A estrutura deste relatório cumpre as regras de formatação pré-definidas para teses da Universidade do Minho e está devidamente dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo abordo a problemática que deu origem ao meu tema, bem como o plano de intervenção do projeto, procurando contextualizar a problemática e o contexto onde decorreu a sua aplicação, fixando metodologias a empregar e objetivos a alcançar, e desenvolvendo a fundamentação e reflexão da tese que procuro defender, seguindo-se a procura de definição e exposição de conceitos, questões e problemas relevantes para a compreensão da problemática e projeto de intervenção. No segundo capítulo exponho os momentos de intervenção e investigação do projeto, prosseguindo com uma descrição e explicação das estruturas das aulas e de como se procedeu à construção de tal estrutura, finalizando com uma avaliação acerca do projeto de intervenção e resultados obtidos. O relatório conclui com um momento de reflexão sobre a experiência de estágio em si e a investigação que decorreu antes. O relatório contém, ainda, uma introdução, bibliografia e anexos.por
dc.description.abstractThe present paper entitled “The awakening to Philosophy” corresponds to the training report of the Master in Philosophy Teaching in the Secondary School, held during the academic year of 2014/2015 at Escola Secundária Alberto Sampaio, in Braga. The class in which I developed this Project of Pedagogical Intervention was the 10th D in the area of Sciences and Technology, where I taught the programmatic contents of ethics, politics, religion and non-human animal rights. The structure of this report follows the rules of writing predefined for the production of thesis in the Minho University and is divided into two main chapters. In the first chapter I touch on the problem that originated my theme, as well as the intervention plan of the project, looking to contextualize the problem and context in which its application occurred, pointing out methodologies to apply and objectives to meet, and unfolding the basis and reflection of the thesis that I try to argue, which is followed up with the definition and exposition of the concepts, questions and problems relevant to the comprehension of the main problem and intervention project. In the second chapter I describe the intervention and investigation moments of the project, following with a description and explanation of the classes’ structure and how did I proceed to the construction of such a structure, finalizing with an evaluation of the intervention project and received results. The report concludes with a moment of reflection about the training experience in itself and the investigation that happened before. The report also contains an introduction, bibliography and annexes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAplicação prática da filosofiapor
dc.subjectPensamento autónomopor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectPractical application of philosophypor
dc.subjectAutonomous thinkingpor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.titleO despertar para a filosofiapor
dc.title.alternativeThe awakening to philosophypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201267110por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silvana Filipa Silva Pereira de Sa.pdfRelatório de Estágio3,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID