Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/43051
Title: | O audiovisual-manifestação no contexto da crise mundial, das crises urbanas e das crises de representação |
Other titles: | The audiovisual-manifestations in the context of the global crisis, the urban crisis and the crisis of representation |
Author(s): | Figueiredo, Felipe Canêdo |
Advisor(s): | Zagalo, Nelson |
Keywords: | Manifestações Multidões Audiovisual Ressonância Manifestations Crowds Audiovisual Resonance |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | Pesquisa sobre filmes e vídeos que se relacionam ao ciclo de grandes manifestações que eclodiram no mundo após a crise econômica de 2008. Notadamente: os levantes do mundo árabe; o movimento dos Indignados na Espanha; o Occupy Wall Street nos Estados Unidos; a peleja da juventude no Chile; e junho de 2013 no Brasil. O projeto busca relacionar a divulgação de uma série de filmes profundamente políticos de diversas durações na internet, em circuitos de cineclubes e em festivais de cinema, ao caráter semelhante e ressonante de todos esses acontecimentos. Discute-se também se o audiovisual-manifestação, que une essas características, é influenciado pelo advento das redes sociais e pelo avanço de novas tecnologias de vídeo digital. Para tanto, foram analisados os filmes brasileiros: A Partir de Agora (2013), Domínio Público (2014), Sob vinte centavos (2013) e Rio em Chamas (2014). Um dos pontos de partida da discussão é a perspectiva de que as multidões em movimento nas ruas são ressonantes e possuem uma efervescência que é afetiva é tangível. A união de corpos e vontades políticas teria uma capacidade de infecção que poderia ser transmitida pela imagem. Outra hipótese formulada é a de que a ênfase desses novos movimentos sociais no processo político e de organização impulsiona o desenvolvimento desses filmes e ao mesmo tempo torna-os parte desse mesmo processo organizativo e pedagógico. A research about the films and movies that relate to the cycle of large protests that erupted around the globe after the economic crisis of 2008. Notably: the riots at the Arabic World, so called Arab Spring; the Spanish Indignados; the Occuppy Wall Street, from the United States; the tussle of the youth in Chile; and June of 2013 in Brazil. The project seeks to relate the divulgation in the internet and in circuits of cinema festivals and cineclubs the similar and resonant character of these events. The study discusses if this kind of movies, audiovisual-manifestations, might be influenced by the advance of social networks and new digital video technologies. It does so analysing the Brazilian films: A Partir de Agora (2013), Domínio Público (2014), Sob vinte centavos (2013) and Rio em Chamas (2014). One of the main lines of the debate is the perspective that moving crowds in the streets are resonant and have an effervescence that is affective and tangible. The union of bodies and political wills, therefore, could have a capacity of infection that might by transmitted through image. Another hypothesis argued is that the emphasis of the new social movements in the political process and in organization boosts the development of this kind of movies and at the same time makes them a part of this organizational and pedagogical process. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43051 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Felipe Canêdo Figueiredo.pdf | 33,69 MB | Adobe PDF | View/Open |