Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/42997

TitleSobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
Other titlesSobre la formación del maestro de la educación primaria: una contribución para la caracterización del conocimiento de base del maestro alfabetizador
On early literacy teacher education: a contribution for characteziring the knowledge base for the early literacy teacher
Author(s)Pereira, Íris Susana
Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Cristina Maria Vieira
KeywordsProfessor alfabetizador
Formação profissional
Professores de educação básica
Aprendizaje profesional
Maestro de educación primaria
Early literacy teacher
Profissional learning
Elementar school teacher
Issue date2015
PublisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
JournalPerspectiva
Abstract(s)Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.
En este trabajo recuperamos el marco teórico propuesto por Lee S. Shulman para dar respuesta a la siguiente cuestión: ¿Cuál es el conocimiento de base de un profesor alfabetizador? Nuestra respuesta es que la enseñanza de la alfabetización implica convocar y operacionalizar conocimientos de diferente naturaleza, algunos de los cuales muy poco investigados y, por esta razón, todavía muy dependientes de intuiciones y prácticas no sistematizadas, difícilmente susceptibles de ser aprendidas en los contextos de formación académica. Argumentamos que es por este mismo tipo de razones que la tarea pedagógica de enseñar a leer resulta difícil de imaginar para los jóvenes profesores. Defendemos que el modelo de conocimiento del profesor alfabetizador que aquí presentamos se confi gura como básico en la concepción de la formación de tal profesor en el actual contexto formativo en Portugal, que también será brevemente caracterizado.
In this paper, we recover the theoretical framework proposed by Lee S. Shulman to answer to the following question: What is the base knowledge of the literacy teacher? From this question, one may understand that the teaching of literacy implies in the calling and in the operationalization of diff erent kinds of knowledge, some of which have not been researched deeply and, for this reason are still dependent on intuition and unsystematic practices that are hardly available for learning in academic contexts training. We argue that it is for this same reason that the pedagogical task of teaching to read becomes diffi cult to be conceived by young teachers. We sustain that the model of knowledge of the literacy teacher that we present can be considered in the design of the current Portuguese literacy teacher training context,
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42997
DOI10.5007/2175-795X
ISSN0102-5473
e-ISSN2175-795X
Publisher versionhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p231
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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