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https://hdl.handle.net/1822/42895
Título: | Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa |
Editor(es): | Vieira, Flávia Silva, José Luis Flores, Maria Assunção Sarmento, Teresa Oliveira, Clara Costa Caires, Susana Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | Pedagogia Ensino superior Auto-organização Narrativas Educação permanente e comunitária |
Data: | 2016 |
Editora: | De Facto Editores |
Resumo(s): | Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, refletindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo autoconhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. Metodologias baseadas em narrativas têm-se tornado bastante frequentes nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Nas duas últimas décadas, verifica-se um interesse acrescido nos métodos e técnicas que se focalizam nas competências narrativas que constituem o objeto de estas ciências. Muito naturalmente, com este interesse, muita atenção é focalizada naquilo que é mais estrutural nos atos humanos: a dimensão narrativa das histórias de vida. Enfastiados com as metas narrativas do conhecimento generalizado da nossa contingência histórica e ontológica, parece que começamos a ser seduzidos pelo estudo sistemático e profundo sobre o modo como se constituem narrativas individuais, bem como sobre os episódios que são básicos para a formação das narrativas dos outros que connosco vivem em comunidades. Pessoalmente, considero que a epistemologia associada com o MAO pode oferecer uma abordagem útil e rigorosa para a narratividade. Há muito que venho escrevendo sobre a pertinência teórica do MAO para a fundamentação de uma educação permanente e comunitária (Oliveira, 1999, 2004). Apresentarei aqui um método Auto organizativo que, utilizando a perspetiva narrativa, desenvolve a aprendizagem permanente e a educação comunitária dos educandos. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42895 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
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