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TítuloO que leem os jovens portugueses (8-14 anos) nos tempos livres? Um estudo de caso
Autor(es)Martins, Jorge Manuel Passos
Azevedo, Fernando
Palavras-chaveLiteratura
Fruição leitora
Hermenêutica
Hábitos de leitura
Leitura voluntária
Literature
Reader enjoyment
Hermeneutics
Data2015
EditoraDialogarts Publicações
RevistaCaderno Seminal Digital
CitaçãoMartins, J. M. P & Azevedo, F. (2015). O que leem os jovens portugueses (8-14 anos) nos tempos livres? Um estudo de caso. Caderno Seminal Digital, 22(24), 82-113.
Resumo(s)O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa levada a cabo no ano letivo 2012/2013, com uma amostra representativa de 30 indivíduos (a frequentar a escolaridade obrigatória entre o 3.º e o 9.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos), de um agrupamento de escolas do distrito de Braga (norte de Portugal). Foi objetivo da pesquisa identificar as obras lidas, de forma voluntária pelos jovens, estabelecer correlações com a seleção por géneros e determinar as influências subjacentes à leitura desses textos. A pesquisa demonstrou que os jovens leem maioritariamente obras do domínio da literatura infanto-juvenil comercial, em complemento a outras de âmbito canônico. Foram igualmente detectadas correlações entre o género dos indivíduos da pesquisa e a seleção de determinadas obras. Finalmente, os agentes que maior influência exercem nos jovens são os pais e os professores, percebidos como mediadores da leitura, por excelência.
The article presents the results of a survey carried out in the academic year of 2012/2013, with a representative sample of 30 subjects (to attend compulsory education between 3rd and 9th grade, aged between 8 and 14), a group of Braga district schools (north of Portugal). The goal of the research was to identify the works read on a voluntary basis by young people, establish correlations with the selection by genres and determine the influences underlying the reading of these texts. Research has shown that young people read mostly works in the field of commercial children’s literature, in addition to other canonical texts. Correlations were also found between the gender of the research subjects and the selection of certain works. Finally, parents and teachers are perceived as the greatest influence on young people choices of reading.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42819
DOI10.12957/cadsem.2016.20076
ISSN1806-9142
Versão da editorahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/20076/18457
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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