Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42586

TítuloEstudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola. Aplicações à Educação Matemática
Autor(es)Dias, Domingos
Orientador(es)Palhares, Pedro
Costa, Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da
Data14-Jun-2016
Resumo(s)A etnomatemática e a educação matemática constituem as grandes temáticas deste trabalho. É uma resposta à diversidade cultural, em prol de maior equidade na aprendizagem de uma matemática com significado. Para a conexão dicotómica destas temáticas e com base nos conhecimentos endógenos do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola, buscamos e mostramos os conhecimentos matemáticos em artefactos deste grupo, a partir dos quais construímos tarefas direcionadas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Construiu-se uma primeira versão das tarefas, a qual foi primeiro sujeita a uma revisão crítica por um professor português de larga experiência profissional nesta matéria. Seguiu- -se a revisão crítica de um grupo de professores primários angolanos com experiência na lecionação a alunos desta comunidade (participantes no estudo – grupo PNN). A versão final das tarefas foi aplicada no contexto de formação em duas turmas de futuros professores portugueses do 1.º ciclo do ensino básico, alunos de cursos de licenciatura (grupo A) e de mestrado (grupo B) de duas universidades portuguesas, no sentido de se verificar a sua adequabilidade e relevância didática. Recolhemos e analisamos as produções e comentários dos participantes. Para uma análise alargada dos dados elaborou-se um inquérito por questionário fundamentado nos comentários do grupo PNN o qual foi aplicado aos grupos A e B após as sessões. Os objetivos deste estudo constituíram-se: i) na análise e reconstrução de elementos matemáticos na tradição do povo Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola; ii) na construção de tarefas para a educação matemática que usem a tradição do povo Nyaneka-nkhumbi como contexto cultural integrador. De modo particular, visa averiguar o impacto das tarefas aplicadas: se são significativas no contexto do 1.º ciclo do ensino básico da comunidade Nyaneka-nkhumbi de Angola e, não só, também no contexto português onde se regista um número considerável de emigrantes africanos e de todo o mundo. Este trabalho está alicerçado na linha de investigação de DꞌAmbrósio, Gerdes, Palhares e tantos outros. Parece-nos uma área de investigação nova e rica de conhecimentos matemáticos/geométricos inéditos, que propicia materiais didáticos com potencial para serem utilizados em diversas partes do mundo. A análise das produções, comentários e resposta ao inquérito por parte dos participantes produziram resultados positivos. Esperamos que com este estudo estejamos a contribuir para uma educação contextualizada e uma valorização de culturas no campo da ciência quer a nível local, quer a nível global. Estaremos, também, a promover e a estimular o gosto pela matemática a qual é temida por muitos em certos lugares e a elevar o nível da matemática para o sucesso escolar.
Ethnomathematics and mathematics education are the major themes of this work. It is a response to cultural diversity, to promote greater equity in learning a meaningful math. For a dichotomous connection of these issues and based on the indigenous knowledge of the ethnic group Nyanekankhumbi from the southwest of Angola, we searched for and present here the mathematical knowledge in artifacts of this group, from which we built tasks aimed to students of the 1st cycle of basic education. We built a first version of the tasks, which was first subjected to a critical review by a Portuguese professor of extensive professional experience in this field. There followed a critical review of a group of Angolan primary teachers with experience in teaching the students of this community (participants in the study - PNN group). The final version of the tasks has been applied to two groups of future Portuguese teachers of the 1st cycle of basic education, students of licenciate degree course (group A) and master's degree course (group B) of two Portuguese universities, in order to check the suitability and didactic relevance of teaching. We collected and analyze the productions and comments from participants. For an extensive analysis of the data we elaborated a questionnaire based on PNN Group comments which was applied to groups A and B after the sessions. The goals of this study were constituted by: i) the analysis and reconstruction of mathematical elements in the tradition of the Nyaneka-nkhumbi people of the southwest of Angola; ii) the construction of tasks for mathematics education that use the Nyaneka-nkhumbi people's tradition as an integrating cultural context. In particular, it aims to assess the impact of the tasks applied: if they are significant in the context of the 1st cycle of basic education of the Nyaneka-nkhumbi community of Angola and not only, also in the Portuguese context where there is a considerable number of African migrants, and throughout the world. This work is grounded in DꞌAmbrósio research line, Gerdes, Palhares and many others. It seems to us a new field of research rich of new mathematical geometry knowledge, which provides teaching materials with potential for use in various parts of the world. The analysis of the production, comments and survey responses from the participants produced positive results. We hope that with this study we are contributing to a contextualized education and an appreciation of cultures in science, both locally or globally. We will also be promoting and encouraging students to appreciate mathematics, which is feared by many in some places and to raise the level of mathematics for school success.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade em Educação Matemática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42586
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Domingos Dias.pdf19,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID