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TítuloAnálise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
Outro(s) título(s)Analysis of didactic transposition of elementary school teachers’ continuing education about the environmental
Autor(es)Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tomanik, Eduardo Augusto
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveFormação docente
Saber científico
Saber escolar
Ambiente regional
Teacher education
Scientific knowledge
School knowledge
Regional environment
Data2016
EditoraAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
RevistaRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
CitaçãoJúnior, C.A.M., Tomanik, E.A. & Carvalho, G.S. (2016). Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16 (2), 237-256.
Resumo(s)A formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.
The elementary school teachers’ training is deficient in relation to scientific knowledge about the environment. Therefore, in this study we aimed at understanding (i) how the process of external didactic transposition from the “scientific knowledge” to “knowledge to be taught” occurred when performed by PhD researchers from the PEA-UEM (Postgraduation in Ecology of Continental Aquatic Environments, of the State University of Maringá); and (ii) how the process of internal didactic transposition from the “knowledge to be taught” to taught knowledge” was addressed to the elementary school teachers of Maringá municipality, enrolled in a continuing education program. The results indicated that the training course on the regional environment fostered great interest and participation of teachers in the continued education program. The training course was effective for both external and internal didactic transposition, although the latter showed that the teachers’ textualization better targeted their scientific needs but did not promote the wider scope of the sociocultural context of the regional environment.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42422
ISSN1984-2686
1806-5104
Versão da editorahttps://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2716/2199
Arbitragem científicayes
AcessoembargoedAccess (2 Years)
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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