Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42318
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra M. | por |
dc.contributor.author | Martins, Carla | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T10:11:28Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28T10:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/42318 | - |
dc.description | Publicado em "Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do 1.º ano". ISBN 978-989-8525-45-1 | por |
dc.description.abstract | As questões em torno da transição e a adaptação académica dos estudantes que ingressam no Ensino Superior ganharam relevância nos últimos anos face à massificação e à heterogeneidade progressiva desta população ingressante. A investigação destaca que nem sempre os estudantes são detentores dos níveis de competência e de maturidade necessários para ultrapassar as exigências ou desafios do novo contexto de ensino. Decorrem daqui dificuldades várias que, no limite, podem desencadear situações de insucesso académico e mesmo de abandono, situações precisamente mais frequentes junto dos estudantes do 1º ano. Na análise desta problemática, descrevemos algumas variáveis sociofamiliares de pertença e outras caraterísticas pessoais que podem traduzir maiores dificuldades na adaptação dos estudantes, apresentando genericamente resultados de alguns estudos com estudantes do 1º ano da Universidade do Minho, em termos das suas expectativas académicas e das dificuldades que antecipam na sua adaptação. Por último, apontamos algumas linhas de intervenção essencialmente preventiva das dificuldades mais frequentes no processo de adaptação dos estudantes, destacando o papel dos pares, dos professores, dos serviços e da instituição no seu todo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Transição e adaptação dos alunos do 1º ano: variáveis intervenientes e medidas de atuação | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 07 Set. 2015 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 146 | por |
oaire.citationEndPage | 164 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | 1.º Seminário “Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1.º ano” | por |
sdum.conferencePublication | 1.º Seminário “Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1.º ano” | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_Livro de Atas Ser Estudante no Ensino Superior 2016_So DeGois.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |