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https://hdl.handle.net/1822/42184
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jerónimo, Patrícia | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T10:42:22Z | - |
dc.date.available | 2016-07-07T10:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | Jerónimo, Patrícia, "[Recensão de] Educação e(m) Democracia, de Luísa Neto", in Revista de Direito Sanitário, vol. 17, n.º 1, 2016, pp. 258-261 | por |
dc.identifier.issn | 2316-9044 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/42184 | - |
dc.description.abstract | As virtudes cidadãs e o papel desempenhado pela educação na sua promoção e disseminação junto dos membros da comunidade política são questões de sempre, que hoje assumem especial relevância e acuidade sob o impacto da globalização e do redimensionamento da polis (local, estadual, global, virtual) e face aos desafios que as migrações internacionais e a diversidade cultural representam para a coesão das sociedades estaduais e que a apatia política generalizada representa para a vitalidade dos regimes democráticos. Bons cidadãos precisam-se – participativos, conscientes dos seus direitos e deveres, responsáveis, empenhados na defesa dos valores democráticos, solidários, tolerantes, etc. – e não existem dúvidas de que a educação é condição essencial para alcançar esse desiderato. A provar isto mesmo, aí estão as inúmeras declarações políticas que vêm a ser feitas em vários fora internacionais desde o início da década de 1990 em defesa de uma educação para a cidadania e para os direitos humanos. Com o seu livro Educação e(m) Democracia, Luísa Neto faz um ponto de situação deste esmagador consenso político internacional e das suas repercussões no plano interno dos Estados (europeus, sobretudo), inserindo o tema “no seu contexto jurídico-político” (p. 21), o que se traduz num muito amplo e denso enquadramento teórico, oferecido ao longo de três capítulos principais, onde analisa sucessivamente os “fundamentais do Estado” (cap. I), as exigências democráticas como fundamento e fim do Estado de Direito (cap. II) e a educação para a cidadania como condição da democracia (cap. III). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Direitos Humanos | por |
dc.title | [Recensão de] Educação e(m) democracia: Luísa Neto, U. Porto Edições, 2015 | por |
dc.type | review | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 258 | por |
oaire.citationEndPage | 261 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Revista de Direito Sanitário | por |
oaire.citationVolume | 17 | por |
dc.identifier.doi | 10.11606 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Direito | por |
Aparece nas coleções: | ED/DCJG - Artigos ED/DH-CII - Artigos |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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