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TitleEducação ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahia
Other titlesThe environmental education in Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: collaborative work between university and public school in Bahia
Author(s)Silva, Silvana do Nascimento
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsEducação ambiental
Iniciação à docência
Escola pública
Environmental education
Initiation to teaching
Public schools
Issue date2015
PublisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
JournalSaberes em Perspectiva
CitationSilva, S.N. & Carvalho, G.S. (2015). Educação Ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahia. Saberes em Perspectiva, 5 (12), 7-26.
Abstract(s)O PIBID-EA em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, aproxima os licenciandos dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior à realidade das escolas públicas. Promove a formação do professor-pesquisador a partir do desenvolvimento de ações colaborativas entre universidades e escolas parceiras. Sendo assim, fomenta a problematização crítica dos problemas ambientais, em que bolsistas de Iniciação a Docência –ID, professores supervisores da escola básica, professores universitários e comunidade escolar desenvolvem valores, conhecimentos, competências e ações em prol da sociedade sustentável. Desta forma, atuamos coletivamente no campo escolar estabelecendo interface com as questões socioambientais a partir das seguintes ações: monitoria didática, estudo etnográfico e pesquisa-ação. Como interfaces entre essas ações elegeram três linhas prioritárias para o desenvolvimento das atividades socioambientais: 1. Consolidação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola- COM-VIDA; 2. Construção da Agenda 21 na escola; 3. Projeto Jovem em Ação. Desta forma, acontece a formação dos sujeitos socioambientalmente responsáveis. Palavras-chave: educação ambiental, iniciação a docência, escola pública.
The programme PIBID-EA (CAPES, Brazil) intends to closer licensees of undergraduate teaching courses with the reality of public schools. By promoting the teacher-researcher training on the basis of implementing collaborative actions between universities and partner schools it aims at encouraging critical questioning of environmental issues, providing appropriate conditions for PIBID-EA-grant fellows initiate school teaching. University lecturers, elementary school supervisors and the school community collaborate in partnership to improve knowledge and develop values and skills for students acting in favour of sustainable society, where Environmental Education (EE) is one of the main issues. The partnership acts collectively in the school field, establishing interfaces with social and environmental issues as follows: didactic monitoring, study of the environment and action research. From the interfaces of these actions, three priority axes were elected for the development of socio-environmental activities. Firstly, the “Consolidation of the Committee on Environment and Quality of Life in School”; The second priority axis is the“Construction of Agenda 21 at School”inally, the third axis is the “Youth in Action Project”
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41984
ISSN2237-7891
Publisher versionhttp://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva/article/view/105
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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