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TítuloImpacto das redes sociais e websites em marcas de calçado português
Autor(es)Hermanaviciute, Gintare
Marques, António Manuel Dinis Ribeiro
Palavras-chaveModa
Web sites
Redes sociais
Comunicação
Digital
Calçado
Data12-Mai-2016
EditoraUniversidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)
Resumo(s)A moda pode ser vista como uma forma de expressão de comunicação não verbal. O vestuário pode ser considerado como uma expressão de como as pessoas desejam ser vistas pelos outros, assim como a forma de pertencer a um determinado grupo ou como representação de um estilo de vida particular. O conjunto de empresas que produzem os produtos de moda constitui a cadeia de valor da moda. O surgimento das novas tecnologias de informação, o desenvolvimento e exploração do mundo virtual e o aparecimento das redes sociais nas últimas décadas, provocou grandes mudanças tanto nas vidas dos indivíduos como no mundo dos negócios, abrindo novas possibilidades e desafios, assim como alterando os comportamentos do consumo à escala global. A nova economia da informação apresenta um novo conjunto de oportunidades e ameaças para as empresas estabelecidas, exigindo a praticamente todas as empresas que comecem a repensar a sua estratégia. No entanto, as novas tecnologias de informação não são um substituto das ferramentas de marketing tradicional, mas sim uma ferramenta complementar que tem como vantagem a facilidade de comunicação global, sendo que o objetivo principal do marketing continua a ser o foco na satisfação das necessidades dos indivíduos e das organizações. No âmbito da investigação que está a ser desenvolvida, o maior interesse é analisar o impacto da presença digital nas empresas de moda e no seu desempenho, mais especificamente no sector de calçado, e perceber se as vantagens das redes sociais e dos websites para as empresas podem ser definidas como uma vantagem competitiva. Para além disso, pretende-se proceder a uma análise das empresas, com o objetivo de perceber quais as estratégias de presença online que são adotadas e se estão integradas no modelo de gestão da empresa, assim como se existe interligação da informação recebida através dos canais de comunicação nos departamentos de design, marketing e comercial. No que se refere ao trabalho de campo, irão ser realizadas entrevistas em três empresas da indústria do calçado em Portugal. A segunda parte do estudo passa por estudo longitudinal ao longo de quatro meses, com uma análise semanal e registo de dados de websites e redes sociais das mesmas empresas. Na última parte do estudo, pretende-se criar um “focus group” com alunos de licenciatura em design de moda e marketing, a fim de avaliar os websites das empresas previamente analisadas com critérios pré-definidos, que envolve a facilidade de utilização, os aspetos visuais, etc Este artigo corresponde a uma apresentação preliminar do trabalho de investigação que se pretende vir a desenvolver ao longo do ano de 2016.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Proceedings CIMODE 2016. ISBN 978-972-8692-93-3"
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41798
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

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CIMODE2016_ProceedingsArtigo2.pdf645,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

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