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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHermanaviciute, Gintarepor
dc.contributor.authorMarques, António Manuel Dinis Ribeiropor
dc.date.accessioned2016-05-25T15:51:39Z-
dc.date.available2016-05-25T15:51:39Z-
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41798-
dc.descriptionPublicado em "Proceedings CIMODE 2016. ISBN 978-972-8692-93-3"por
dc.description.abstractA moda pode ser vista como uma forma de expressão de comunicação não verbal. O vestuário pode ser considerado como uma expressão de como as pessoas desejam ser vistas pelos outros, assim como a forma de pertencer a um determinado grupo ou como representação de um estilo de vida particular. O conjunto de empresas que produzem os produtos de moda constitui a cadeia de valor da moda. O surgimento das novas tecnologias de informação, o desenvolvimento e exploração do mundo virtual e o aparecimento das redes sociais nas últimas décadas, provocou grandes mudanças tanto nas vidas dos indivíduos como no mundo dos negócios, abrindo novas possibilidades e desafios, assim como alterando os comportamentos do consumo à escala global. A nova economia da informação apresenta um novo conjunto de oportunidades e ameaças para as empresas estabelecidas, exigindo a praticamente todas as empresas que comecem a repensar a sua estratégia. No entanto, as novas tecnologias de informação não são um substituto das ferramentas de marketing tradicional, mas sim uma ferramenta complementar que tem como vantagem a facilidade de comunicação global, sendo que o objetivo principal do marketing continua a ser o foco na satisfação das necessidades dos indivíduos e das organizações. No âmbito da investigação que está a ser desenvolvida, o maior interesse é analisar o impacto da presença digital nas empresas de moda e no seu desempenho, mais especificamente no sector de calçado, e perceber se as vantagens das redes sociais e dos websites para as empresas podem ser definidas como uma vantagem competitiva. Para além disso, pretende-se proceder a uma análise das empresas, com o objetivo de perceber quais as estratégias de presença online que são adotadas e se estão integradas no modelo de gestão da empresa, assim como se existe interligação da informação recebida através dos canais de comunicação nos departamentos de design, marketing e comercial. No que se refere ao trabalho de campo, irão ser realizadas entrevistas em três empresas da indústria do calçado em Portugal. A segunda parte do estudo passa por estudo longitudinal ao longo de quatro meses, com uma análise semanal e registo de dados de websites e redes sociais das mesmas empresas. Na última parte do estudo, pretende-se criar um “focus group” com alunos de licenciatura em design de moda e marketing, a fim de avaliar os websites das empresas previamente analisadas com critérios pré-definidos, que envolve a facilidade de utilização, os aspetos visuais, etc Este artigo corresponde a uma apresentação preliminar do trabalho de investigação que se pretende vir a desenvolver ao longo do ano de 2016.por
dc.description.sponsorshipFCT - POCI-01-0145-FEDER-007136por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModapor
dc.subjectWeb sitespor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDigitalpor
dc.subjectCalçadopor
dc.titleImpacto das redes sociais e websites em marcas de calçado portuguêspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate09 maio - 12 maio 2016por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage562por
oaire.citationEndPage578por
oaire.citationConferencePlaceBuenos Aires, Argentinapor
oaire.citationTitleCIMODE 2016 - 3.º Congresso Internacional de Moda e Designpor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
sdum.conferencePublicationCIMODE 2016 - 3.º Congresso Internacional de Moda e Designpor
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

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