Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41748
Título: | As redes sociais na rádio TSF: o Facebook e o Twiter como veículos de difusão e angariação de informação |
Outro(s) título(s): | The social media at TSF radio: Facebook and Twitter as a means of distribution and gather of information |
Autor(es): | Sá, Mariana Gabriela Brás de |
Orientador(es): | Oliveira, Madalena |
Palavras-chave: | Jornalismo Rádio Redes sociais Interactividade Partilha Distribuição TSF - Rádio Notícias Journalism Social media Interactivity Sharing Distribution |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Este trabalho parte da experiência de estágio na TSF – Rádio Notícias, em Lisboa.
Enquanto estive na rádio as redes sociais revelaram-se ferramentas com bastante potencial, que
podiam trazer algo de positivo, se bem aproveitadas.
O que começou como palpite e vontade de experimentar algo de novo acabou por tornarse
em algo que pode permitir que os jornalistas consigam fazer melhor o seu trabalho. O
terramoto no Haiti mostrou como, em momentos extraordinários, em que muito poucas coisas
funcionam, as redes sociais podem dar uma ajuda – mas não fazer o trabalho completo. O
Twitter e o Facebook permitiram que se conseguisse contactos para falar com quem estava no
terreno, na altura.
Partindo desta oportunidade, analisando o contexto social e as vantagens que as redes
podem trazer ao jornalismo, não só ao nível de contactos, mas sobretudo na distribuição dos
conteúdos, reflicto sobre o que o Facebook e o Twitter podem fazer pela rádio TSF. Questiono
também, se esta imersão nas redes sociais não se tornou num passo fundamental (quase que
inevitável) para os media, e no caso específico para a rádio TSF. Em forma de complemento,
procuro perceber de que forma actuam no Facebook e Twitter, se estão presentes, a
concorrência directa nacional e as rádios similares espanholas. This report has my internship at TSF – Rádio Notícias (Lisbon) as a starting point. While I was there, the social media revealed itself to be a tool with a great potential, which could result in something positive, if done the right way. What started as instinct and will to experiment, became something that may allow journalists to do a better job. The earthquake in Haiti showed how, in extraordinary times, in which very few things work, the social media can help out – not do the whole job, though. Twitter and Facebook allowed us to get contacts of sources that were in Haiti, at that moment. Realizing this opportunity, analyzing the social context and the advantages that these networks can provide for journalism, not only in terms of contacts, but mainly for the content distribution, I discuss what Facebook and Twitter can do for TSF radio. I also wonder if this venture into the social media has not become a key step (almost inevitable) for the media, especially in TSF’s case. To complete this report I have analyzed TSF’s competition in Portugal and two similar radios in Spain, to understand how they act on Facebook and Twitter, if they are in fact present. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41748 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Gabriela Brás de Sá.pdf | 479,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |