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https://hdl.handle.net/1822/41131
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Silva, Maria Cristina Paúl Moreira Vaz da |
Orientador(es): | Almeida, M. T. M. Pinheiro, Arminda Anes |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este trabalho foi elaborado no âmbito da realização do Mestrado em Ciências – Formação
Contínua de Professores na área de especialização de Biologia e Geologia, dando cumprimento
ao despacho RT-38/2011.
Nele será feita a apresentação e discussão das ações de formação e os projetos
educativos desenvolvidos e em que participei, ao longo de vinte e oito anos de carreira docente.
As ações de formação elencadas justificam-se pela atualização, aprofundamento de
conhecimentos e competências desenvolvidas por mim e que considero serem as mais
relevantes como facilitadoras do ensino em ciência. Relativamente aos projetos apresentados
foram selecionados aqueles que potenciaram o desenvolvimento e melhoria das aprendizagens
dos alunos, os mais abrangentes pela diversidade de atividades que implicaram e os que mais
promoveram o desenvolvimento de competências significativas, quer a nível científico, quer a
nível social e atitudinal.
Na segunda parte deste relatório, será apresentado um estudo desenvolvido subordinado
ao tema: “Necessidades dos pais na abordagem da sexualidade com os filhos”. A seleção deste
tema tem por base o percurso por mim efetuado até ao momento, bem como por considerar
que o professor é um agente transformador da sociedade, que desempenha um papel partilhado
na ação educativa e que promove o desenvolvimento humano equilibrado e harmonioso. A
principal finalidade visa contribuir para a elaboração e implementação de programas formativos
centrados no aluno mas numa continuidade adequada a um processo já iniciado anteriormente
e, simultaneamente, que apoie a ação educativa dos pais, aproveitando e envolvendo os
diferentes parceiros no desenvolvimento dos alunos numa área tão delicada e ainda preenchida
de silêncios e angústias. Concretamente, este estudo pretende proporcionar um conhecimento
mais aprofundado sobre os modos como as famílias abordam a sexualidade com os seus filhos e
os seus principais constrangimentos, no sentido de desenvolver um programa formativo, incluído
na área de educação sexual que leciono, que contemple a perspetiva dos pais, que permita uma
seleção de objetivos, de conteúdos e de estratégias adequadas aos alunos que cursam a
escolaridade do 2º e 3º ciclos e que promova o exercício de uma sexualidade mais responsável e
satisfatória, o desenvolvimento individual de cada aluno e da sociedade em geral e a inclusão
social efetiva no espaço escolar, bem como a real extensão social da escola. This professional activity report was done as part of the Master Degree in Science – Teachers’ Training – specialization in Biology and Geology, under the Decree-Law RT-38/2011. This report will present and discuss all the workshops and educational projects I have developed and taken part in my twenty-five-year teaching career. The workshops referred to are important because they are up-to-date, they enabled me to deepen my knowledge and skills, as well as they are relevant in making the science teaching process easier. As far as the projects are concerned, I selected those which enabled the students’ learning development and improvement, as well as those which were the widest due to the diversity of activities involved and promoted the development of significant scientific, social and behavioural skills in a greater way. The second part will present a study named “Parents’ needs in dealing with their children’s sexuality”. Choosing this project shows the path I have gone through until now and the idea that the teacher is a transforming agent of society and plays a shared role in education, as well as promotes balanced and harmonious human development. The main goal is to contribute to the creation and implementation of training programmes based on students but that continue a process that has already been started before and supports parents’ educational action, using and involving the different partners in students’ development in such a delicate and anguish and silence-filled field. To be more precise, this study intends to provide a deeper knowledge of the way families talk about sexuality with their children and its main constrains, in order to develop a training programme, included in the sexual education area that I teach, that includes the parents’ perspective, as well as allows a selection of objectives, contents and strategies suitable to 2nd and 3rd cycle pupils and that promotes a responsible and satisfactory sexuality, the individual development of each student and society in general and the effective social inclusion in the school environment, as well as the real social extension of school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41131 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
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