Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40843

TitleDa utilização e análise de dados de Geofísica em contextos arqueológicos: o Castro de Sapelos (Boticas) e o Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo (Braga)
Author(s)Alves, Mafalda Sofia Duarte
Advisor(s)Fontes, Luís Fernando Oliveira
KeywordsGeofísica
Arqueologia
Tomografia por resistividade elétrica
Archaeology
Geophysics
Eletrical resistivity tomography
Issue date2016
Abstract(s)Desde inícios do séc. XX que a possibilidade de “ver” o que não se vê, proporcionada pelo extraordinário avanço da ciência e da computação ao longo do século, entusiasma profissionais de várias áreas científicas num objetivo comum: o de produzir conhecimento sobre uma realidade não visível através da utilização de técnicas de deteção remota. A aplicação de métodos de Geofísica à Arqueologia acompanhou, em grande parte, o desenvolvimento da Geofísica, através de um denominador comum, o conhecimento das propriedades do subsolo que, de forma indireta, podem revelar marcadores de relevância arqueológica. Esta dissertação procura debruçar-se, essencialmente, sobre as especificidades e utilidade do estudo geofísico de uma área de interesse arqueológico, mais concretamente, sobre a versatilidade da Tomografia por Resistividade Elétrica como ferramenta complementar direcionada para o solucionamento de problemáticas arqueológicas. Desenvolvemos também, no âmbito desta dissertação, dois estudos de caso, o do Castro de Sapelos, em Boticas e o do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, através dos quais procuraremos clarificar alguns aspetos quanto à metodologia de aquisição e também quanto à análise visual e gráfica dos dados de resistividade, através da utilização de softwares de código aberto, em particular do ParaView© 1.
Since the early 20th century that the possibility to "see" what cannot be seen has brought together professionals from several scientific areas towards a common goal: to produce knowledge using remote sensing techniques over a non-visible reality. The application of geophysical methods to Archaeology trailed the development of Geophysics itself, based upon a common denominator: the comprehension of a large set of subsurface physical properties that, indirectly, may reveal relevant archaeological markers. This dissertation seeks to address the characteristics and usefulness of geophysical studies in sites with archaeological interest, specifically over the versatility of Electrical Resistivity Tomography as a complementary tool, oriented towards the resolution of archaeological issues. We have also developed, as part of this dissertation, two case studies: the Castro de Sapelos, in Boticas, and the Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, in Braga, through which we will seek to clarify some aspects regarding both the data acquisition specifications, as well as the visual and graphical analysis of resistivity data using open source software, specifically ParaView ©2.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Arqueologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40843
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_M_Alves2016.pdf4,12 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID