Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40647
Título: | Análise da viabilidade económica das empresas de pavimentação rodoviária em cenário de crise |
Outro(s) título(s): | Analysis of the economic viability of the paving companies in crisis scenario |
Autor(es): | Martelo, Sara da Silva Pereira |
Orientador(es): | Pais, Jorge C. |
Palavras-chave: | Custos diretos Fichas de rendimento Pavimentação rodoviária Viabilidade económica Crise Direct costs Yield chips Road works Economic viability Slump |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A dissertação aqui apresentada tem dois objetivos: validar um conjunto de fichas de
rendimentos e, analisar a viabilidade económica das empresas de pavimentação rodoviária.
Essas fichas de rendimentos referem-se apenas aos custos diretos dos trabalhos de fresagem,
rega de colagem e pavimentação.
Aplicou-se a metodologia das fichas de rendimento a uma empreitada que se encontra
concluída, determinou-se os custos teóricos da mesma e, por comparação entre as durações
previstas e reais avaliou-se a adequabilidade dessa ferramenta de trabalho.
Na segunda parte do trabalho, para analisar a viabilidade económica das empresas de
pavimentação rodoviária, seleccionou-se um conjunto de empreitadas e procedeu-se à
comparação entre os preços propostos pelos concorrentes e os determinados pelo método das
fichas de rendimento.
Este trabalho foi motivado pela vontade de evoluir academicamente, aliado à vontade de
contribuir para a melhoria de um setor atravessado por anos de crise económica. The dissertation presented here has two objectives: to validate a set of sheets and income, analyze the economic viability of road paving companies. These yields sheets refer only to the direct costs of milling work, collage irrigation and paving. Applied the methodology of performance chips to a contract that is completed, it determined the theoretical costs thereof and, by comparing planned and actual durations evaluated the suitability of this working tool. In the second part, to analyze the economic viability of road paving companies, has selected a set of contracts and proceeded to compare prices offered by competitors and determined by the method of income chips. This work was motivated by the desire to develop academically , combined with the willingness to contribute to the improvement of a sector traversed by years of economic crisis. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40647 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Sara da Silva Pereira Martelo_2015.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |