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https://hdl.handle.net/1822/40602
Título: | Avaliação do risco para peões em ambiente urbano |
Outro(s) título(s): | Pedestrians' risk evaluation in urban environment |
Autor(es): | Soares, Francisco Emanuel Cunha |
Orientador(es): | Freitas, Elisabete F. Santos, Jorge A. Ferreira, Sara |
Palavras-chave: | Risco Avaliação do risco Ambientes virtuais Ruído de tráfego Segurança para peões Risk Risk assessment Virtual environments Traffic noise Pedestrian safety |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O número de mortes que acontecem nas estradas são um grande problema existente no seio da
sociedade global. Com a alteração do paradigma da mobilidade, onde o conceito de mobilidade
sustentável ganha ênfase, é dada uma maior relevância aos modos de transporte mais eficientes
energética e ambientalmente como é o caso da circulação pedonal e ciclista. Neste contexto é
essencial apostar na prevenção de possíveis acidentes resultantes dos conflitos entre estes
utilizadores mais vulneráveis da rede viária, peões e ciclistas, e os automóveis.
O trabalho desenvolvido nesta dissertação tem por objetivo estudar os parâmetros que
influenciam o risco de acidentes com peões abordando uma metodologia de análise pouco
comum nos estudos existentes neste âmbito, a simulação em ambiente virtual.
Com recurso à apresentação de estímulos auditivos que simulam a circulação de veículos,
estudou-se a influência do ruído proveniente do tráfego rodoviário na avaliação do risco e a
forma como as varáveis que para ele contribuem (velocidade, tipo de pavimento e tipo de som,
real ou virtual) conseguem influenciar a tomada de decisão dos peões numa situação de
atravessamento de uma rodovia.
Desta forma verificou-se que o nível de ruído do tráfego rodoviário apresenta grande
importância na forma como os peões avaliam uma potencial situação de risco numa passagem
para peões, sendo que quanto mais intenso for o ruído do tráfego mais conservadora é a opção
tomada pelos peões na generalidade. The number of deaths that happens in the roads is a serious problem within the global society. By the changing of the mobility paradigm, where the concept of sustainable mobility has gained emphasis, greater relevance to the more efficient transportation modes like the walking and cycling is given. In this context, it is essential to invest in the prevention of potential accidents resulting from conflicts between these most vulnerable roadway users, pedestrians and cyclists, and the others. The work in this thesis aims to study the parameters that influence the risk of pedestrian accidents by an uncommon method of analysis in what concerns the studies in this area, the simulation in virtual environment. By the presentation of auditory stimuli which simulate the road traffic, it was studied the influence of the traffic noise in the risk assessment task, as well how the variables that contribute to it (speed, pavement type and type of sound, real or virtual) can influence pedestrians’ decision making on a crossing situation. Through data analysis, it was found that the traffic noise level has a great importance in the mode which pedestrians assess a potentially hazardous situation on a pedestrian crossing. The more intense is the traffic noise, the more conservative is the option taken by pedestrians. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40602 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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