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https://hdl.handle.net/1822/40233
Título: | Cultura e educação indígena: limites do currículo escolar |
Autor(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Sousa, Maria Lucimar Jacinto de |
Palavras-chave: | Cultura Educação Currículo intercultural Educação indígena |
Data: | 1-Set-2015 |
Editora: | Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia |
Citação: | Joaquim Machado (coord.), Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão (Orgs.) |
Resumo(s): | Este trabalho traz uma reflexão sobre a Educação Indígena no Brasil, com base em dados históricos
e estatísticos, de forma a melhor compreender e adequar o currículo escolar às diferentes realidades
contextuais. Compreender a educação dos índios nos dias atuais requer uma breve recomposição da
historicidade desse povo. Exige o reconhecimento dos 500 anos de história do Brasil, onde os povos
indígenas foram expostos a um violento processo civilizatório que implicou em transformações na
cultura e identidade desses povos. Mesmo com o desenvolvimento de política de proteção ao índio e
com leis voltadas para lhes assegurar a cidadania, observa-se um quadro de exclusão social e cultural..
Entretanto, a cidadania indígena vem sendo negada ao mesmo tempo em que se legitimam discursos de
respeito à diversidade e a diferença. A Escola indígena específica e diferenciada surge como um projeto
pensado pelos movimentos indígenas com a finalidade de reparar a lacuna existente na história da
educação nacional. Este trabajo hace una reflexión sobre la educación indígena en el Brasil, en base de datos históricos y estadísticos. Entender la educación de la población indígena en la actualidad requiere de un breve repaso histórico sobre las vivencias de la misma. Exige el reconocimiento de los 500 años de la historia del Brasil, en donde los indígenas han sufrido un proceso violento de “civilización” que ha derivado en transformaciones, mutaciones de su cultura e identidad. A pesar del desarrollo legislativo dirigido a la protección y reconocimiento de la ciudadanía de los pueblos indígenas, se observa un cuadro de exclusión social y cultural. A todos los efectos, los indígenas son brasileños y deben tener igualdad de tratamiento según las propias leyes brasileñas, no obstante resulta paradójica que la ciudadanía indígena viene siendo negada a la par que se desarrollan discursos de respecto a la diversidad y a la diferencia .En este contexto surge la necesidad del desarrollo de una escuela indígena específica y diferenciada, que aparece como proyecto pensado por los movimientos indígenas con la finalidad de reparar la laguna existente en la historia educativa de Brasil. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40233 |
ISBN: | 978-989-99486-0-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_ATAS_VOL_II_ seminario UnivCatolicaPorto_pp_470_478.pdf | 429,81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |