Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40233

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.contributor.authorSousa, Maria Lucimar Jacinto depor
dc.date.accessioned2016-02-12T11:19:37Z-
dc.date.available2016-02-12T11:19:37Z-
dc.date.issued2015-09-01-
dc.identifier.citationJoaquim Machado (coord.), Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão (Orgs.)por
dc.identifier.isbn978-989-99486-0-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40233-
dc.description.abstractEste trabalho traz uma reflexão sobre a Educação Indígena no Brasil, com base em dados históricos e estatísticos, de forma a melhor compreender e adequar o currículo escolar às diferentes realidades contextuais. Compreender a educação dos índios nos dias atuais requer uma breve recomposição da historicidade desse povo. Exige o reconhecimento dos 500 anos de história do Brasil, onde os povos indígenas foram expostos a um violento processo civilizatório que implicou em transformações na cultura e identidade desses povos. Mesmo com o desenvolvimento de política de proteção ao índio e com leis voltadas para lhes assegurar a cidadania, observa-se um quadro de exclusão social e cultural.. Entretanto, a cidadania indígena vem sendo negada ao mesmo tempo em que se legitimam discursos de respeito à diversidade e a diferença. A Escola indígena específica e diferenciada surge como um projeto pensado pelos movimentos indígenas com a finalidade de reparar a lacuna existente na história da educação nacional.por
dc.description.abstractEste trabajo hace una reflexión sobre la educación indígena en el Brasil, en base de datos históricos y estadísticos. Entender la educación de la población indígena en la actualidad requiere de un breve repaso histórico sobre las vivencias de la misma. Exige el reconocimiento de los 500 años de la historia del Brasil, en donde los indígenas han sufrido un proceso violento de “civilización” que ha derivado en transformaciones, mutaciones de su cultura e identidad. A pesar del desarrollo legislativo dirigido a la protección y reconocimiento de la ciudadanía de los pueblos indígenas, se observa un cuadro de exclusión social y cultural. A todos los efectos, los indígenas son brasileños y deben tener igualdad de tratamiento según las propias leyes brasileñas, no obstante resulta paradójica que la ciudadanía indígena viene siendo negada a la par que se desarrollan discursos de respecto a la diversidad y a la diferencia .En este contexto surge la necesidad del desarrollo de una escuela indígena específica y diferenciada, que aparece como proyecto pensado por los movimientos indígenas con la finalidad de reparar la laguna existente en la historia educativa de Brasil.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologiapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurrículo interculturalpor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.titleCultura e educação indígena: limites do currículo escolarpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage470por
oaire.citationEndPage478por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleEducação, territórios e desenvolvimento humano: atas do I seminário Internacional, Vol. II – Comunicações livrespor
oaire.citationVolumeVol IIpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationEducação, territórios e desenvolvimento humano: atas do I seminário Internacional, Vol. II – Comunicações livrespor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_ATAS_VOL_II_ seminario UnivCatolicaPorto_pp_470_478.pdf429,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID