Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40210

TitleEstudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar
Other titlesAn exploratory study of teachers’ conceptions and intervention strategies in the face of school bully
Author(s)Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Silva, Marta Angélica Iossi da
Pereira, Beatriz Oliveira
Cecílio, Sálua
KeywordsViolência escolar
Bullying
Professor
Relações interpessoais
Desenvolvimento psicossocial
School violence
Teacher
Interpersonal relationships
Psychosocial development
Issue date2015
PublisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
JournalRevista Psicologia: Teoria e Prática
Citationda Silva, J. L., de Oliveira, W. A., da Silva, M. A. I., Pereira, B. O., & Cecilio, S. (2016). Estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar. Revista Psicologia-Teoria e Prática, 17(3)
Abstract(s)Este estudo qualitativo objetivou identificar o conhecimento de professores do 6º ano do ensino fundamental sobre o bullying e as intervenções por eles desenvol- vidas. Participaram dez professores, e os dados foram coletados por meio de questio- nários estruturados. As análises seguiram os pressupostos da análise de conteúdo, em sua modalidade temática. Verificou-se, nos resultados, uma compreensão insuficiente dos professores que incidia na capacidade de identificação e na maneira como intervi- nham nos episódios de bullying entre os alunos. Depreende-se que o bullying constitui um aspecto importante a ser trabalhado com os professores, considerando a proximi- dade com a questão e o papel essencial que podem assumir no seu enfrentamento.
This qualitative study’s aim was to identify the knowledge of 6th grade teachers concerning bullying and interventions they developed. A total of ten teachers were included and data were collected using structured questionnaires. The analyses followed the assumptions of thematic content analysis. The results revealed that teachers had a poor understanding of the problem, which affected their ability to iden- tify and intervene in bullying situations faced by students. It appears that bullying is an important aspect to be discussed with teachers considering their proximity to the problem and the essential role they can play helping students to overcome it
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40210
DOI10.15348/1980-6906/psicologia.v17n3p189
ISSN1980-6906
1516-3687
Publisher versionhttp://congressoletras.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/6123
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6123-35740-1-PB.pdf99,49 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID