Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40210
Título: | Estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar |
Outro(s) título(s): | An exploratory study of teachers’ conceptions and intervention strategies in the face of school bully |
Autor(es): | Silva, Jorge Luiz da Oliveira, Wanderlei Abadio de Silva, Marta Angélica Iossi da Pereira, Beatriz Oliveira Cecílio, Sálua |
Palavras-chave: | Violência escolar Bullying Professor Relações interpessoais Desenvolvimento psicossocial School violence Teacher Interpersonal relationships Psychosocial development |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Revista: | Psicologia: Teoria e Prática |
Citação: | da Silva, J. L., de Oliveira, W. A., da Silva, M. A. I., Pereira, B. O., & Cecilio, S. (2016). Estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar. Revista Psicologia-Teoria e Prática, 17(3) |
Resumo(s): | Este estudo qualitativo objetivou identificar o conhecimento de professores do 6º ano do ensino fundamental sobre o bullying e as intervenções por eles desenvol- vidas. Participaram dez professores, e os dados foram coletados por meio de questio- nários estruturados. As análises seguiram os pressupostos da análise de conteúdo, em sua modalidade temática. Verificou-se, nos resultados, uma compreensão insuficiente dos professores que incidia na capacidade de identificação e na maneira como intervi- nham nos episódios de bullying entre os alunos. Depreende-se que o bullying constitui um aspecto importante a ser trabalhado com os professores, considerando a proximi- dade com a questão e o papel essencial que podem assumir no seu enfrentamento. This qualitative study’s aim was to identify the knowledge of 6th grade teachers concerning bullying and interventions they developed. A total of ten teachers were included and data were collected using structured questionnaires. The analyses followed the assumptions of thematic content analysis. The results revealed that teachers had a poor understanding of the problem, which affected their ability to iden- tify and intervene in bullying situations faced by students. It appears that bullying is an important aspect to be discussed with teachers considering their proximity to the problem and the essential role they can play helping students to overcome it |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40210 |
DOI: | 10.15348/1980-6906/psicologia.v17n3p189 |
ISSN: | 1980-6906 1516-3687 |
Versão da editora: | http://congressoletras.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/6123 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6123-35740-1-PB.pdf | 99,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |