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TítuloDa reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos
Autor(es)Cruz, Sara Maria Alves
Lencastre, José Alberto
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveEdição criativa de vídeo
Ecrãs públicos
Conceitos complexos
Aprendizagem
Creative video edition
Public displays
Threshold concepts
Learning
DataDez-2015
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação
RevistaSensos-e
Resumo(s)A edição criativa de vídeos pelos próprios alunos pode contribuir para a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo apresenta resultados de um estudo exploratório que tentou perceber o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento. Optamos por uma metodologia mista envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos através de um processo que compreendeu três etapas. Na primeira etapa procedeu-se à recolha de conceitos complexos junto de um grupo de professores das áreas CTEM. Na segunda promovemos a edição criativa de vídeos com alunos. Na terceira realizou-se a partilha dos vídeos num ecrã público localizado na escola. A análise dos dados permitiu perceber que a edição criativa de vídeos pelos próprios alunos motiva-os para trabalhar conceitos curriculares e que a compreensão destes conceitos é reforçada pelo seu envolvimento individual. Percebemos que a partilha de vídeos no ecrã público promoveu a curiosidade da comunidade escolar pelo conteúdo dos vídeos. Percebemos também que a reflexão dos professores em torno das dificuldades habitualmente encontradas nos alunos permitiu pensar nas causas e, sobretudo, em maneiras de ajudar o aluno a compreender os conceitos complexos.
TipoPreprint
DescriçãoA investigação conducente a estes resultados foi financiada pelo 7º Programa-Quadro da Comunidade Europeia (FP7 / 2007-2013) ao abrigo do contrato de concessão no. 317964 JUXTALEARN. http://juxtalearn.org.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40004
ISSN2183-1432
Versão da editoraThe original publication is available at http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9349
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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