Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39792

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Elsa Maria da Silvapor
dc.contributor.authorOliveira, Clara Costapor
dc.date.accessioned2016-01-29T15:43:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2014-03-
dc.identifier.citationSousa, Elsa Maria da Silva, & Oliveira, Maria Clara Costa. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 18(2), 405-415por
dc.identifier.issn1981-2256por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39792-
dc.description.abstractA intervenção aqui descrita teve como objetivo contribuir para o envelhecimento ativo de usuários de centros-dia/convívio para idosos, desenvolvendo harmoniosamente todas suas dimensões, visando que os utentes fossem autônomos, participativos e ativos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, apoiamo-nos num trabalho de investigação-ação participativa, construído e implementado em dois centros-dia/convívio do conselho da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, Portugal, e que contou com um total de 25 usuários: 12 no centro de convívio A e 13 no centro de convívio B. O objetivo foi transversal a todas as atividades implementadas, tendo sido alcançado como revelam os resultados satisfatórios obtidos na avaliação da intervenção (e de cada uma das atividades). A avaliação contínua e final permitiu, igualmente, aferir que todas as atividades desenvolvidas foram do agrado dos usuários e que todas lhes possibilitaram novos conhecimentos que os ajudaram na sua vida diária, aumentando, consequentemente, sua qualidade de vida e tornando-os mais autônomos, participativos e ativos.por
dc.description.abstractThe intervention here described aimed to contribute to the harmonious development of senior users of day centers in all their personal dimensions so that they become autonomous, participative and active. Using interpretative-hermeneutic paradigm, we rely on a participatory action research, built and implemented in two day centers in the county of Póvoa de Lanhoso, district of Braga, Portugal, which had a total of 25 users: 12 in the social center A and 13 in the social center B. That objective crossed all the implemented activities and was achieved as shown by the good results obtained in the evaluation of the intervention (and each activity). Continuous and final evaluation provided also check that all activities carried out were liked by the persons; they also allowed to demonstrate that those persons produced new knowledge that helped them in their daily lives, increasing therefore their quality of life and making them more autonomous, participative and active.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectCentros de diapor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEnvelhecimento Ativopor
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vidapor
dc.subjectAgingpor
dc.subjectActive Agingpor
dc.subjectLifelong Learning and Educationpor
dc.titleViver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativopor
dc.title.alternativeLive (and) to learn: an intervention for the active aging promotioneng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14055por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage405por
oaire.citationEndPage415por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologiapor
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.doi10.1590/1809-9823.2015.14055por
rcaap.embargofctcedência de direitos de autoriapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologiapor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo com elsa 2015.pdf
Acesso restrito!
210,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID