Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39612

TítuloEducação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo
Outro(s) título(s)Education and ambiguities of the autonomization: for a critical pedagogy of the promotion of the autonomous individuals
Educación y ambigüedades de la au tonomización: hacia una pedagogía crítica de la promoción del individuo autónomo
Autor(es)Barbosa, Manuel Gonçalves
Palavras-chaveEducação
Autonomização
Pedagogia crítica
Indivíduo autónomo
Education
Autonomization
Critical pedagogy
Autonomous individual
Educación
Autonomización
DataOut-2015
EditoraAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
RevistaRevista Brasileira de Educação
CitaçãoBarbosa, Manuel Gonçalves(2015). Educação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo. Revista Brasileira de Educação, 20(63), 995-1008. Revista Brasileira de Educação, 20(63), 995-1008
Resumo(s)O presente artigo, confrontando a educação com o desiderato da autonomização, pretende analisar as ambiguidades a que esse confronto dá hoje origem e estabelecer, mediante a explicitação de uma conceção contra-hegemónica de autonomização, as bases e as coordenadas de uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo, que seja simultaneamente humanista, emancipadora e transformadora tanto da realidade do sujeito quanto da realidade do contexto. A estrutura narrativa, em consonância com esse amplo propósito, articula as seguintes dimensões: a educação e a normatividade da autonomização; as ambiguidades da autonomização: sentidos divergentes de fazer educação para a autonomia; e, por fim, o empowerment emancipatório e transformador: vetor da educação enquanto autonomização contra-hegemónica. A conclusão aponta as linhas diretoras da construção de uma pedagogia crítica do indivíduo autónomo, assumida nas vertentes de emancipação individual e transformação social.
This paper confronts education with the desideratum of autonomization and it intends to analyze the ambiguities that this confrontation leads and establishes, through the explanation of a counter-hegemonic conception of autonomization. The foundations and the coordinates of a critical pedagogy for the promotion of the autonomous individual that is humanistic, emancipator and transformative, both the reality of the subject and the reality of the context. The narrative structure, in line with that broad purpose, articulates the following dimensions: education and the normativeness of autonomization; the ambiguities of autonomization: divergent ways of making education for autonomy; the transformative and emancipatory empowerment; vector of education as counter-hegemonic autonomization. The conclusion points out the principal lines of the construction of a critical pedagogy of the autonomous individual taken in the areas of individual emancipation and social transformation.
Este artículo, enfrentando la educación con el desideratumde la autonomización, pretende analizar las ambigüedades que surgen de dicha confrontación y establecer, mediante la explicitación de una concepción contrahegemónica de la autonomización, las bases y las líneas de una pedagogía crítica y al mismo tiempo humanista, emancipadora y transformadora (tanto de la realidad del sujeto como de la realidad del contexto) de la promoción del individuo autónomoLa estructura narrativa, en línea con dicho propósito, articula las siguientes dimensiones: la educación y la normatividad de la autonomización; las ambigüedades de la autonomización: diferentes sentidos de hacer educación para la autonomía y, por fin, el empoderamiento emancipador y transformador, vector de la educación como autonomización contrahegemónica. La conclusión señala las líneas maestras de la construcción de una pedagogía crítica del individuo autónomo en las vertientes de emancipación individual y transformación social.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39612
DOI10.1590/S1413-24782015206310
ISSN1809-449X
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400995&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação e ambiguidades da autonomização-RBE.pdf519,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID