Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39612

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Manuel Gonçalvespor
dc.date.accessioned2016-01-21T15:49:17Z-
dc.date.available2016-01-21T15:49:17Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationBarbosa, Manuel Gonçalves(2015). Educação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo. Revista Brasileira de Educação, 20(63), 995-1008. Revista Brasileira de Educação, 20(63), 995-1008por
dc.identifier.issn1809-449Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39612-
dc.description.abstractO presente artigo, confrontando a educação com o desiderato da autonomização, pretende analisar as ambiguidades a que esse confronto dá hoje origem e estabelecer, mediante a explicitação de uma conceção contra-hegemónica de autonomização, as bases e as coordenadas de uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo, que seja simultaneamente humanista, emancipadora e transformadora tanto da realidade do sujeito quanto da realidade do contexto. A estrutura narrativa, em consonância com esse amplo propósito, articula as seguintes dimensões: a educação e a normatividade da autonomização; as ambiguidades da autonomização: sentidos divergentes de fazer educação para a autonomia; e, por fim, o empowerment emancipatório e transformador: vetor da educação enquanto autonomização contra-hegemónica. A conclusão aponta as linhas diretoras da construção de uma pedagogia crítica do indivíduo autónomo, assumida nas vertentes de emancipação individual e transformação social.por
dc.description.abstractThis paper confronts education with the desideratum of autonomization and it intends to analyze the ambiguities that this confrontation leads and establishes, through the explanation of a counter-hegemonic conception of autonomization. The foundations and the coordinates of a critical pedagogy for the promotion of the autonomous individual that is humanistic, emancipator and transformative, both the reality of the subject and the reality of the context. The narrative structure, in line with that broad purpose, articulates the following dimensions: education and the normativeness of autonomization; the ambiguities of autonomization: divergent ways of making education for autonomy; the transformative and emancipatory empowerment; vector of education as counter-hegemonic autonomization. The conclusion points out the principal lines of the construction of a critical pedagogy of the autonomous individual taken in the areas of individual emancipation and social transformation.por
dc.description.abstractEste artículo, enfrentando la educación con el desideratumde la autonomización, pretende analizar las ambigüedades que surgen de dicha confrontación y establecer, mediante la explicitación de una concepción contrahegemónica de la autonomización, las bases y las líneas de una pedagogía crítica y al mismo tiempo humanista, emancipadora y transformadora (tanto de la realidad del sujeto como de la realidad del contexto) de la promoción del individuo autónomoLa estructura narrativa, en línea con dicho propósito, articula las siguientes dimensiones: la educación y la normatividad de la autonomización; las ambigüedades de la autonomización: diferentes sentidos de hacer educación para la autonomía y, por fin, el empoderamiento emancipador y transformador, vector de la educación como autonomización contrahegemónica. La conclusión señala las líneas maestras de la construcción de una pedagogía crítica del individuo autónomo en las vertientes de emancipación individual y transformación social.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAutonomizaçãopor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectIndivíduo autónomopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectAutonomizationpor
dc.subjectCritical pedagogypor
dc.subjectAutonomous individualpor
dc.subjectEducaciónpor
dc.subjectAutonomizaciónpor
dc.titleEducação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomopor
dc.title.alternativeEducation and ambiguities of the autonomization: for a critical pedagogy of the promotion of the autonomous individuals-
dc.title.alternativeEducación y ambigüedades de la au tonomización: hacia una pedagogía crítica de la promoción del individuo autónomo-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400995&lng=pt&nrm=iso&tlng=enpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage995por
oaire.citationEndPage1008por
oaire.citationIssue63por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Educaçãopor
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782015206310por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação e ambiguidades da autonomização-RBE.pdf519,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID