Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39414

TítuloAvaliação de competências de literacia mediática: o caso português
Autor(es)Lopes, Paula
Pereira, Sara
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Carvalho, Amália
Palavras-chaveLiteracia mediática
Competências
Competências de literacia mediática
Avaliação de competências de literacia mediática
Media literacy
Competencies
Media literacy competencies
Media literacy assessment
Alfabetización mediática
Competencias
Competencias de la alfabetización mediática
Evaluación de competencias de la alfabetización mediática
Data2015
EditoraUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
RevistaRevista Observatório
Resumo(s)O que são e como se avaliam as competências de literacia mediática dos indivíduos? O que tem sido feito em Portugal em matéria de avaliação deste tipo competências? Este artigo reflete sobre estas questões e revela o caso português: pouco explorado, limitado, mas em notável crescimento. Aqui se apresentam os estudos portugueses de avaliação de competências de literacia mediática mais significativos, as suas metodologias e principais conclusões. Uma nota curiosa: todos foram desenvolvidos na última década.
What are media literacy competences of individuals and how to assess those competences? What research projects have been conducted in Portugal in this specific field? This article intends to discuss on these issues and to approach the Portuguese case: little explored, limited, but in significant growth. Therefore, Portuguese studies on media literacy competences assessment, their methodologies and key findings will be presented. A curious note: all were developed in the last decade.
¿Qué y cómo evaluar las habilidades de alfabetización mediática de los individuos? ¿Que se ha hecho en Portugal, en este tipo de evaluación? Este artículo refle sobre estas preguntas y revela el caso portugués: poco explotado, pero en notable crecimiento. Aquí se presentan los estudios portugueses mas significativos acerca de la evaluación de habilidades de alfabetización mediática, sus metodologías y conclusiones principales. Nota curiosa: todos fueron desarrollados en la última década.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39414
ISSN2447-4266
Versão da editorahttp://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/article/view/1642/8385
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PL_et.al.-revistaobservatorio2015.pdf3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID