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TítuloA atuação profissional no campo do lazer: reflexões sobre aspectos éticos
Outro(s) título(s)Professional practice in the field of leisure: reflections on ethical aspects
Education physical and research: the pr aise to care - an open letter
Educación física y la investigación: el elogio a la atención - una carta abierta
Autor(es)Pereira, Antonino
Cunha, António Camilo
Silva, Marcília de Sousa
Isayama, Hélder Ferreira
Palavras-chaveAtividades de Lazer
Capacitação Profissional
Ética
Leisure Activities
Professional Training
Ethics
DataJun-2015
EditoraUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
RevistaLicere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
CitaçãoPereira, A.; Cunha, A.C.; Silva, M. S. & Isayama, H.F. (2015). A atuação profissional no campo do lazer: reflexões sobre aspectos éticos. Licere – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 18 (2), 243-261. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/issue/view/81
Resumo(s)Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação profissional no âmbito da lazer, abordando a intervenção sob ponto de vista da ética. Partimos da premissa que os valores e relações estabelecidos na sociedade moderna, lócus das práticas de lazer, interferem na interpretação e organização de modos de vida. Aproximando a ação do profissional de Educação Física com o campo do lazer, apontamos para uma atuação influenciada pela conduta ética e política na direção da mediação. Considerando as reflexões sobre ética e atuação profissional, podemos inferir que a área de Educação Física se consolida por exercer o papel social significativo aos processos educativos do lazer. A atuação profissional no lazer possibilita através da mediação na prática a educação para novos olhares e sensibilidades necessários à construção de uma sociedade igualitária e democrática.
This study aims to reflect on professional practice within the leisure, addressing the intervention from the point of view of ethics. We assume that the values and relationships established in modern society, locus of leisure activities, interfere in the interpretation and organization of lifestyles. Approaching the action of the professional of Physical Education with the field of leisure, we point to a performance influenced by ethical conduct and policy towards mediation. Considering the reflections on ethics and professional practice, we can infer that the area of Physical Education is consolidated to exercise significant social role the educational leisure processes. The professional performance at leisure through the mediation enables in practice the education for new looks and sensibilities needed to build an egalitarian and democratic society
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39381
ISSN1981-3171
Versão da editorahttps://seer.ufmg.br/index.php/licere/issue/view/81
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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