Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39319

TítuloO professor como construtor do currículo: integração da tecnologia em atividades de aprendizagem de matemática
Outro(s) título(s)Teacher as curriculum builder: integration of technology in learning activities of mathematic
El profesor como creador del currículo: integración de tecnologías en actividades de aprendizaje de matemáticas
Autor(es)Sampaio, Patricia
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveTecnologia educativa
TPACK
Atividades aprendizagem
Educational technology
earning activities.
la tecnología educativa;
Actividades de Aprendizaj
Learning activities
DataDez-2015
EditoraAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
RevistaRevista Brasileira de Educação
CitaçãoSampaio, P., & Coutinho, C. P. (2015). O professor como construtor do currículo: integração da tecnologia em atividades de aprendizagem de matemática. Revista Brasileira de Educação, 20 (62), 635-661. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206205
Resumo(s)O desenvolvimento profissional dos professores de matemática, por meio de progra¬mas nacionais e formações contínuas, deve proporcionar experiências que envolvam investigação, pensamento, planeamento, prática e reflexão. No caso da tecnologia, não nos devemos focar nas ferramentas em si, mas no modo como são usadas pelos docentes em contexto de sala de aula. Existem taxonomias de atividades de apren¬dizagem baseadas no conteúdo assentes na ideia do professor como construtor do currículo, que, para integrar com sucesso a tecnologia educativa nas aulas, desenvolve o conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo (TPACK), e apresenta-se a de matemática. Desse modo, reflete-se, por meio de vários estudos nacionais e internacionais, que as tecnologias deverão ser usadas pelos professores de acordo com objetivos, conteúdos e pedagogias específicas para terem um efeito positivo na aprendizagem dos alunos sobre as atividades baseadas no conteúdo que melhor se enquadram com essas tecnologias.
Lifelong training of Mathematics’ teachers, through national programs and teachers training, should provide experiences that involve teachers in research, thinking, planning, practice and reflection. In the specific case of technology, we shouldn’t focus only at tools itself, but the way it’s used by teachers with their students. Based at the idea of the teacher as builder of curriculum that develops technological pedagogical and content knowledge (TPACK) to integrate successfully the educational technology into the classroom, there are content based learning activities taxonomies and we present the one connected to Mathematics. Thus, we think, through several national and international studies, what technologies should be used by teachers according to objectives, content and specific pedagogies to have a positive effect in students learning and what content based activities best fits with it.
El desarrollo profesional de los profesores de Matemáticas, a través de programas y formaciones continúas, debe proporcionar experiencias que incluyan investigación, pensamiento, planeamiento, práctica y reflexión. En el caso de la tecnología, no debemos enfocarnos en el tipo de tecnología pero sobretodo en el modo como es utilizada por los profesores en el contexto del aula. Basado en la idea del profesor como creador del currículo, que para integrar con éxito la tecnología educativa, desarrolla el conocimiento pedagógico y tecnológico del contenido (TPACK), existen taxonomías de actividades de aprendizaje basadas en el contenido, presentándose la de Matemática. Así, se refleja a través de varios estudios nacionales e internacionales, lo que las tecnologías deben ser usadas según los objetivos, contenidos y pedagogías específicas para tener un efecto positivo en el aprendizaje de los estudiantes y cuáles son las actividades basadas en el contenido que mejor se encuadran.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39319
DOI10.1590/S1413-24782015206205
ISSN1413-2478
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto 4 RBE 62 - 126566-RBEDU-3209.pdf
Acesso restrito!
499,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID