Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38877

TitleTemos de fazer um cavalo de Troia: elementos para compreender a internacionalização da investigação e do ensino superior
Other titlesWe have to make a trojan horse: elements to understand internationalization in the higher education and research
Tenemos que hacer un caballo de troya: elementos para entender la internacionalización en la educación superior e investigación
Author(s)Araújo, Emília Rodrigues
Silva, Sílvia
KeywordsInternacionalização
Mobilidade
Investigação
Internationalization
Mobility
Research
Internacionalización
Movilidad
Investigación
Issue date2015
PublisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
JournalRevista Brasileira de Educação
CitationARAÚJO, EMÍLIA RODRIGUES, & SILVA, SÍLVIA. (2015). We have to make a trojan horse: elements to understand internationalization in the higher education and research. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 77-98
Abstract(s)O texto tem como objectivo discutir a diversidade de sentidos atribuídos à internacionalização na investigação e no ensino superior. A internacionalização tem sido objecto de inúmeras referências no âmbito das políticas de avaliação da qualidade do ensino e da investigação. Ao mesmo tempo, tem gerado várias interpretações tanto em seu favor como em seu desfavor. Procuramos perceber quais são as razões para que os atores organizacionais com mais poder de intervenção política veiculem uma representação extremamente positiva da internacionalização, apesar de nem sempre identificarem os indicadores e as formas que a medição desse processo deve comportar. A pesquisa tem um carácter exploratório e debruça-se de modo especial sobre dados recolhidos por meio da observação participante e de uma série de entrevistas realizadas por correio electrónico a reitores, vice-reitores e directores de centro de investigação portugueses.
The text aims to discuss the diversity of meanings attributed to the term internationalization in research and higher education. Internationalization has been the subject of numerous references in the policies for evaluating the quality of teaching and research. At the same time, it has generated various interpretations both in its favor, and to its disadvantage. We seek to understand why organizational actors, with more political power for intervention, convey an extremely positive representation of internationalization, although not always identifying the indicators and the correct ways of measurement for this process. The research has an exploratory nature and focuses in particular on data collected through participant observation and several interviews conducted via e-mail to university deans, vice deans and directors of Portuguese research centers.
El texto tiene como objetivo discutir la diversidad de significados que se atribuyen a la internacionalización de la investigación y a la educación superior. La internacionalización ha sido objeto de numerosas referencias en las políticas de evaluación de la calidad de la enseñanza y de la investigación. Al mismo tiempo, ha generado diversas interpretaciones, tanto en su favor, como en su contra. Tratamos de entender cuáles son las razones por las que los actores de las organizaciones con más poder de intervención política transmiten una representación muy positiva de la internacionalización, aunque no siempre identificando los indicadores y las formas en que la medición de este proceso deba realizarse. La investigación tiene un carácter exploratorio y se centra, en particular, en los datos recogidos a través de la observación participante y una serie de entrevistas llevadas a cabo por correo electrónico a los rectores, los vicerrectores y directores de centros de investigación portugueses.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38877
DOI10.1590/S1413-24782015206005
ISSN1809-449X
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000100077&script=sci_arttext&tlng=en
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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