Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38877

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Emília Rodriguespor
dc.contributor.authorSilva, Sílviapor
dc.date.accessioned2015-12-10T15:44:16Z-
dc.date.available2015-12-10T15:44:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2012-02-
dc.identifier.citationARAÚJO, EMÍLIA RODRIGUES, & SILVA, SÍLVIA. (2015). We have to make a trojan horse: elements to understand internationalization in the higher education and research. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 77-98por
dc.identifier.issn1809-449Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38877-
dc.description.abstractO texto tem como objectivo discutir a diversidade de sentidos atribuídos à internacionalização na investigação e no ensino superior. A internacionalização tem sido objecto de inúmeras referências no âmbito das políticas de avaliação da qualidade do ensino e da investigação. Ao mesmo tempo, tem gerado várias interpretações tanto em seu favor como em seu desfavor. Procuramos perceber quais são as razões para que os atores organizacionais com mais poder de intervenção política veiculem uma representação extremamente positiva da internacionalização, apesar de nem sempre identificarem os indicadores e as formas que a medição desse processo deve comportar. A pesquisa tem um carácter exploratório e debruça-se de modo especial sobre dados recolhidos por meio da observação participante e de uma série de entrevistas realizadas por correio electrónico a reitores, vice-reitores e directores de centro de investigação portugueses.por
dc.description.abstractThe text aims to discuss the diversity of meanings attributed to the term internationalization in research and higher education. Internationalization has been the subject of numerous references in the policies for evaluating the quality of teaching and research. At the same time, it has generated various interpretations both in its favor, and to its disadvantage. We seek to understand why organizational actors, with more political power for intervention, convey an extremely positive representation of internationalization, although not always identifying the indicators and the correct ways of measurement for this process. The research has an exploratory nature and focuses in particular on data collected through participant observation and several interviews conducted via e-mail to university deans, vice deans and directors of Portuguese research centers.por
dc.description.abstractEl texto tiene como objetivo discutir la diversidad de significados que se atribuyen a la internacionalización de la investigación y a la educación superior. La internacionalización ha sido objeto de numerosas referencias en las políticas de evaluación de la calidad de la enseñanza y de la investigación. Al mismo tiempo, ha generado diversas interpretaciones, tanto en su favor, como en su contra. Tratamos de entender cuáles son las razones por las que los actores de las organizaciones con más poder de intervención política transmiten una representación muy positiva de la internacionalización, aunque no siempre identificando los indicadores y las formas en que la medición de este proceso deba realizarse. La investigación tiene un carácter exploratorio y se centra, en particular, en los datos recogidos a través de la observación participante y una serie de entrevistas llevadas a cabo por correo electrónico a los rectores, los vicerrectores y directores de centros de investigación portugueses.por
dc.description.sponsorshipMobScience (PTDC/ESC/64411/2006), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64411/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectMobilitypor
dc.subjectResearchpor
dc.subjectInternacionalizaciónpor
dc.subjectMovilidadpor
dc.subjectInvestigaciónpor
dc.titleTemos de fazer um cavalo de Troia: elementos para compreender a internacionalização da investigação e do ensino superiorpor
dc.title.alternativeWe have to make a trojan horse: elements to understand internationalization in the higher education and research-
dc.title.alternativeTenemos que hacer un caballo de troya: elementos para entender la internacionalización en la educación superior e investigación-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000100077&script=sci_arttext&tlng=enpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage98por
oaire.citationIssue60por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Educaçãopor
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782015206005por
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EA_SS_higher-education.pdf251,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID