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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.contributor.authorTeles, Rui Fernando Olivapor
dc.date.accessioned2015-12-03T16:28:16Z-
dc.date.issued2015-07-03-
dc.date.submitted2015-03-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38665-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa).por
dc.description.abstractAs tecnologias de apoio envolvem recursos e serviços que se constituem como poderosos facilitadores da atividade e participação de alunos com ne-cessidades educativas especiais. Sendo uma área em rápida e constante evolução, a sua aplicação vem exigindo cada vez mais elevados níveis de li-teracia tecnológica e competências instrumentais, reclamando um contínuo desenvolvimento profissional da parte de todos os agentes que estão no terreno. Os professores de educação especial, que estão na linha da frente deste tipo de atuação, necessitam de acesso constante a informação atualizada e da possibilidade de participação nas comunidades de prática existentes, numa lógica de partilha e interdisciplinaridade com os seus pares e outros profissionais. Necessitam também de programas de formação acessíveis, que lhes permitam desenvolver, nas suas práticas profissionais, estratégias apropriadas de adequação dos produtos de apoio às necessidades dos seus alunos. Neste trabalho, de caráter claramente intervencionista e de investigação-ação, recorremos a uma metodologia de estudo de caso, pela qual apresen-tamos uma proposta formativa integrada que contempla a conceção, de-senvolvimento, implementação e avaliação de um centro de recursos vir-tual no domínio das tecnologias de apoio, articulado com um centro de re-cursos físico já existente na ESE do Porto (NAID), dirigido a um grupo de do-centes dos grupos disciplinares da educação especial. Para tal foi criado um portal (CMS) cuja sustentação teórica assenta em modelos de aprendiza-gens colaborativas, que servem também de suporte a uma proposta de oferta formativa formal e acreditada (certificada), na forma de curso em re-gime de b-learning, disponibilizado numa plataforma LMS. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se nas interações dos parti-cipantes e na análise de diversos tipos de documentos e questionários, tendo os resultados apontado para uma clara e inequívoca vantagem desta metodologia como resposta às necessidades de formação teórica, concep-tual, prática e latitudinal dos docentes de educação especial em tecnologias de apoio.por
dc.description.abstractAssistive Technology comprises resources and services that have been amazing facilitators of activity and participation of pupils with special edu-cation needs. In a context of fast and constant evolution, its application has been continuously demanding for higher levels of technological literacy and instrumental skills, claiming a continuous professional development on the part of all agents involved. Special education teachers, who are at the forefront of this type of opera-tion, require constant access to updated information and also the chance of participating in existing communities of practice, in a context of sharing and interdisciplinarity with their peers and other professionals. They also need access to training programs, enabling them to develop, in their professional practices, appropriate strategies for adapting assistive products to support the needs of their students. In this investigation, clearly interventionist and action research oriented, we present a case study with an integrated training proposal, which includes the design, development, implementation and assessment of a virtual re-source center in the field of assistive technology, combined with an existing physical resource center in ESE Porto (NAID), directed to a group of teach-ers of disciplinary groups in special education. A portal (CMS) has been set up, with a theoretical framework based on collaborative learning models, supporting a formal (accredited and certified) training offer in the form of current b-learning course, organized in an LMS platform, according to spe-cific criteria. Data collection instruments were focused on the interactions of the partici-pants and analysis of several types of documents and questionnaires and investigation results pointed to a clear and unequivocal advantage of this methodology as response to the theoretical, conceptual, practical and lati-tudinal training needs of special education teachers in assistive technolo-gies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleTecnologias para a inclusão: centros de recursos virtuais no apoio às necessidades educativas especiaispor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101370636-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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Rui Fernando Oliva Teles.pdf
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