Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38281

TítuloTecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: estudode caso em escolas do Brasil e Portugal com recursos e aplicação do Google+
Outro(s) título(s)Information and communication technologies in in-service teacher training: a case study in Brazilian and Portuguese schools and the use of Google+
Autor(es)Pereira, Elisabeth Gomes
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Data30-Abr-2015
Resumo(s)A presente investigação tem origem na necessidade de um novo formato de formação continuada para os professores das escolas da rede pública estadual do Ceará/Brasil. O propósito está em subsidiar os formadores do Núcleo de Formação, departamento inserido na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza, parte integrante da estrutura da Secretaria da Educação do Ceará, no desenvolvimento de formações continuadas autônomas, de rápida disseminação e com qualidade. Para tal, o objeto de estudo da pesquisa firmou-se na formação continuada de professores, explorando as tecnologias da informação e comunicação como um meio a favor do crescimento profissional. Investigou-se a formação continuada em TIC e as estratégias didáticas desenvolvidas pelos professores de uma escola no Brasil e outra em Portugal envolvidas, respectivamente, nos Programas Um Computador por Aluno e e-Escola, tendo em vista a construção de uma proposta de formação autônoma a partir da troca e do compartilhamento de informações e comunicação entre os docentes. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de natureza qualitativa, se sustenta em um arcabouço teórico de conhecimentos sobre as TIC na educação, enveredando para a Tecnologia Educativa rumo ao século XXI. Procura-se compreender: a escola da era digital; a origem dos projetos UCA e e-Escola e programas de formação que os embasam; a formação de professores referindo a alfabetização e o letramento digital; os indicadores e padrões de qualidade utilizados nos sistemas educacionais do Brasil e Portugal; as teorias de aprendizagem que possam fundamentar o uso de tecnologias digitais na escola; as potencialidades pedagógicas de espaços virtuais encontrados na WEB 2.0, em especial, o Google+ por dar suporte ao experimento prático da pesquisa; e a docência virtual, enfatizando os elementos interatividade e interoperabilidade. Customizou-se o Google+ para servir a experiência de formação autônoma realizada pelo Grupo de Pesquisa Interdidatica, composto por docentes brasileiros e portugueses. O referido ambiente virtual constituiu uma das principais fontes de dados da pesquisa, possibilitando, ao final da experiência prática, o vislumbre de um novo fenômeno para a educação, a interoperabilidade didática. Fenômeno que, por analogia aos conceitos de interoperabilidade e a partir da experiência do GP Interdidatica, propiciou a construção de um modelo de formação autônoma, desestruturada, com base em troca e compartilhamento de informações, possibilitadas por equipamentos informáticos móveis e digitais e por espaços virtuais abertos, gerenciados por professores pertencentes a sistemas educacionais diferentes mas com interesses comuns em trocar, compartilhar e produzir aplicações educacionais, confiáveis, reutilizáveis e de possível circulação socioeducativa.
This research stems from the need for a new form of in-service training for the teachers from the public school network of the state of Ceará, Brazil. The purpose is to subsidise the trainers from the Training Centre, department inserted in the Superintendence of State Schools of Fortaleza and an integral part of the structure of the Ceará Secretariat of Education, for the development of quality and autonomous in-service training with a rapid dissemination potential. For this reason, the object of this study lies in in-service teacher training, exploring the Information and Communication Technologies (ICT) as a means to professional growth. We investigated in-service ICT training and the teaching strategies developed by the teachers of a Brazilian school and a Portuguese school involved, respectively, in the One Computer per Student (OCS) and e-School Programmes, with a view to constructing an autonomous training proposal from information and communication exchanged and shared amongst teachers. This qualitative case study is based on a theoretical framework of knowledge on the use of ICT in education, heading towards a 21st century Educational Technology. With this research, we seek to understand: the school of the digital age; the origin of the OCS and e-School projects and training programmes that support them; teacher training, based on literacy and digital literacy; quality indicators and standards used in Brazilian and Portuguese educational systems; learning theories that can justify the use of digital technologies in school; the pedagogical potential of virtual spaces found in WEB 2.0, in particular Google+, in supporting the practical component of this research; and virtual teaching, emphasising interactivity and interoperability. Google+ was customised so it could be used in the autonomous training experiment performed by Interdidatica Research Group, composed of Brazilian and Portuguese teachers. This virtual environment was a major data source for this research, enabling, at the end of the experiment, a glimpse of a new phenomenon in education, teaching interoperability . By analogy to the concept of interoperability and from the experience of the Interdidatica Research Group, the phenomenon led to the construction of an autonomous and unstructured training model. This model is based on information exchange and sharing, enabled by mobile and digital computer equipment and open virtual spaces, which are managed by teachers belonging to different educational systems but with common interests in order to exchange, share and produce reliable and reusable educational applications with a social and educational dissemination potential.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38281
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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