Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37939
Título: | Promover o envolvimento das famílias no quotidiano de jardim-de-infância e de creche |
Autor(es): | Sousa, Ofélia Cristiana Fernandes |
Orientador(es): | Vieira, Fátima |
Palavras-chave: | Crianças Famílias Creche Jardim-de-infância Children Families Nursery Pre-School |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estagio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de
Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nele se fundamenta, descreve e analisa
o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em jardim-de-infância e em creche com a finalidade
de promover o envolvimento das famílias no quotidiano educativo das crianças.
O tema do projeto surgiu da identificação de dificuldades nas relações com as famílias e da
necessidade de dar a conhecer o dia-a-dia das crianças em ambos os contextos.
As estratégias de intervenção pedagógica privilegiaram o diálogo e a partilha de informações, a
realização de atividades conjuntas entre famílias, crianças e educadoras e a criação de mecanismos de
comunicação mais regulares entre estes atores.
Favoreceu o desenvolvimento de um clima de confiança e contribuiu para o reconhecimento da
relevância do trabalho educativo desenvolvido nestes contextos. The present report was undertaken as part of the course Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Pre-School Education. It grounds, describes and analyses the pedagogic intervention project developed in the pre-school and nursery, aiming to promote the involvement of the family in the children’s curricular life. The project’s theme came up after difficulties in the relationship with families had been identified as well as the need to get to know the children in their daily lives on both of theses contexts. The pedagogic intervention strategies favoured the dialog and information sharing, carrying out family, children and teacher activities and the creation of communication mechanisms among the participant parts. It fostered the development of a trust environment and contributed to the recognition of the relevance of educational work developed in these contexts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37939 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ofélia Cristiana Fernandes Sousa.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |