Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37939

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fátimapor
dc.contributor.authorSousa, Ofélia Cristiana Fernandespor
dc.date.accessioned2015-11-03T15:49:53Z-
dc.date.available2015-11-03T15:49:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37939-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estagio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nele se fundamenta, descreve e analisa o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em jardim-de-infância e em creche com a finalidade de promover o envolvimento das famílias no quotidiano educativo das crianças. O tema do projeto surgiu da identificação de dificuldades nas relações com as famílias e da necessidade de dar a conhecer o dia-a-dia das crianças em ambos os contextos. As estratégias de intervenção pedagógica privilegiaram o diálogo e a partilha de informações, a realização de atividades conjuntas entre famílias, crianças e educadoras e a criação de mecanismos de comunicação mais regulares entre estes atores. Favoreceu o desenvolvimento de um clima de confiança e contribuiu para o reconhecimento da relevância do trabalho educativo desenvolvido nestes contextos.por
dc.description.abstractThe present report was undertaken as part of the course Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Pre-School Education. It grounds, describes and analyses the pedagogic intervention project developed in the pre-school and nursery, aiming to promote the involvement of the family in the children’s curricular life. The project’s theme came up after difficulties in the relationship with families had been identified as well as the need to get to know the children in their daily lives on both of theses contexts. The pedagogic intervention strategies favoured the dialog and information sharing, carrying out family, children and teacher activities and the creation of communication mechanisms among the participant parts. It fostered the development of a trust environment and contributed to the recognition of the relevance of educational work developed in these contexts.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectJardim-de-infânciapor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectFamiliespor
dc.subjectNurserypor
dc.subjectPre-Schoolpor
dc.titlePromover o envolvimento das famílias no quotidiano de jardim-de-infância e de crechepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.018.26-
dc.subject.udc372.3-
dc.identifier.tid201513447por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ofélia Cristiana Fernandes Sousa.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID