Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37933

TítuloAprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
Outro(s) título(s)Contextual learning: motivational impact of extracurricular musical activities in Guitar students of a Conservatory of music
Autor(es)Ferreira, Marco Paulo Duarte
Orientador(es)Barceló, Ricardo
Lopes, José Mesquita
Palavras-chaveAtividades musicais extracurriculares
Motivação escolar
Sucesso escolar
Guitarra clássica
Extracurricular music activities
School motivation
School success
Classical guitar
Data2014
Resumo(s)Este estudo pretende contribuir para a identificação de fatores que permitam melhorar a motivação escolar assim como o sucesso escolar. Portanto, o presente trabalho pretende investigar sobre os resultados da participação de alunos em atividades musicais extracurriculares, como ferramenta motivacional no estudo da guitarra, inserido no ensino vocacional de música. Esta temática já tem sido estudada por vários autores em diversos contextos, em que, na maior partes dos casos, foram obtidos resultados consideravelmente positivos. Alguns estudos têm revelado que a participação de alunos em atividades extracurriculares aumenta a sua motivação e, em certos casos, também o sucesso escolar. Para este estudo, participaram 16 alunos de guitarra de um Conservatório de música. Durante um ano letivo, foram desenvolvidas atividades musicais extracurriculares para os alunos referidos. Verificou-se que, de certa forma, alguns alunos apresentam comportamentos motivacionais mais elevados, embora em diferentes níveis, após terem realizado as atividades mencionadas. Em certos casos, o sucesso escolar aumentou, bem como a própria vontade de progredir no estudo na guitarra num nível superior.
This study contributes to the identification of factors that allows improving school motivation as well school success. Therefore, the present work investigates the student development on extracurricular music activities, as well a motivational tool in guitar studies inserted in vocational music teaching. This theme has already been studied by many authors in several contexts, in which, in several cases, the results were very positives. Some studies have revealed that the student participation in extracurricular activities, increases self-motivation and, in certain cases, the school success. For this study, 16 guitar students from the music school participated. During a school year, the extracurricular music activities of the students were developed. It was confirmed that, in a certain way, some of the students, show more motivational behavior, although in different levels, after performing the mentioned activities. In certain cases, the school success increases, as well the own will to progress in the guitar studies in a superior level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37933
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marco Paulo Duarte Ferreira.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos(Videos).zip2,6 GBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID