Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37924
Título: | Sons e silêncios duma vida |
Autor(es): | Soutelo, Rudesindo |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Ensino de música Ensino artístico especializado de música Atividade profissional Criação de um músico Music teaching Specialized music teaching Professional activity Creation of a musician Enseignement de la musique Enseignement artistique spécialisé de la musique Activité professionnelle Création d'un musicien |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | As perguntas que um professor do ensino artístico especializado de música deve responder antes de
ir para a sala de aula são muito variadas. Para além do saber próprio da disciplina é preciso refletir
sobre pedagogia e metodologia, filosofia e ciência, repetição e criação, som e silêncio, razão e
emoção, comunicação e palavra, memória e história, física e música, entre outras muitas questões.
A incerteza como motor criativo duma ciência em construção, ou a identificação daquilo que
queremos avaliar são algumas das complexidades da docência da música, mas a experiência
profissional e de vida faz com que cada professor seja um caso irrepetível com respostas únicas.
A pedagogia criativa da ausência de metas propicia a estruturação do pensamento e o que se produz
com ele. The questions that an arts teacher of specialized music education shall answer before he goes to the classroom are diversified. Apart from specific thematic contents, the teacher needs to think about pedagogy and methodology, philosophy and science, repetition and creation, sound and silence, reason and emotion, communication and word, memory and history, physics and music, among many other issues. Uncertainty as the creative motor of a building science, or the identification of what we want to evaluate, are part of some of the complexities of the music teaching process. Moreover, life itself, and professional experience make every teacher an unrepeatable case, with unique answers. Creative pedagogy involving an absence of goals may provide a creative structuring of thought and of what is produced by thinking. Pour un professeur de l’enseignement artistique spécialisé de la musique, les questions que doit répondre avant d'aller à la salle de classe sont très variés. Il faut, avant tout, maîtriser la connaissance de la matière, mais aussi réfléchir sur la pédagogie et la méthodologie, la philosophie et la science, la répétition et la création, le son et le silence, la raison et l’émotion, la communication et les mots, la mémoire et l’histoire, la physique et la musique, entre tant d’autres questions. Quelques complexités autour de l’enseignement de la musique sont l’incertitude comme le moteur créatif d’une science en construction, ou l’identification de ce qu’on veut évaluer. L’expérience professionnelle et personnelle fait de chaque professeur un cas irrépétible avec des réponses uniques. La pédagogie créative de l’absence de fins défie la structuration de la pensée et les produits de la même. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino da Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37924 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rudesindo Soutelo.pdf Acesso restrito! | 16,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |