Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37924

TítuloSons e silêncios duma vida
Autor(es)Soutelo, Rudesindo
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveEnsino de música
Ensino artístico especializado de música
Atividade profissional
Criação de um músico
Music teaching
Specialized music teaching
Professional activity
Creation of a musician
Enseignement de la musique
Enseignement artistique spécialisé de la musique
Activité professionnelle
Création d'un musicien
Data2014
Resumo(s)As perguntas que um professor do ensino artístico especializado de música deve responder antes de ir para a sala de aula são muito variadas. Para além do saber próprio da disciplina é preciso refletir sobre pedagogia e metodologia, filosofia e ciência, repetição e criação, som e silêncio, razão e emoção, comunicação e palavra, memória e história, física e música, entre outras muitas questões. A incerteza como motor criativo duma ciência em construção, ou a identificação daquilo que queremos avaliar são algumas das complexidades da docência da música, mas a experiência profissional e de vida faz com que cada professor seja um caso irrepetível com respostas únicas. A pedagogia criativa da ausência de metas propicia a estruturação do pensamento e o que se produz com ele.
The questions that an arts teacher of specialized music education shall answer before he goes to the classroom are diversified. Apart from specific thematic contents, the teacher needs to think about pedagogy and methodology, philosophy and science, repetition and creation, sound and silence, reason and emotion, communication and word, memory and history, physics and music, among many other issues. Uncertainty as the creative motor of a building science, or the identification of what we want to evaluate, are part of some of the complexities of the music teaching process. Moreover, life itself, and professional experience make every teacher an unrepeatable case, with unique answers. Creative pedagogy involving an absence of goals may provide a creative structuring of thought and of what is produced by thinking.
Pour un professeur de l’enseignement artistique spécialisé de la musique, les questions que doit répondre avant d'aller à la salle de classe sont très variés. Il faut, avant tout, maîtriser la connaissance de la matière, mais aussi réfléchir sur la pédagogie et la méthodologie, la philosophie et la science, la répétition et la création, le son et le silence, la raison et l’émotion, la communication et les mots, la mémoire et l’histoire, la physique et la musique, entre tant d’autres questions. Quelques complexités autour de l’enseignement de la musique sont l’incertitude comme le moteur créatif d’une science en construction, ou l’identification de ce qu’on veut évaluer. L’expérience professionnelle et personnelle fait de chaque professeur un cas irrépétible avec des réponses uniques. La pédagogie créative de l’absence de fins défie la structuration de la pensée et les produits de la même.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37924
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rudesindo Soutelo.pdf
Acesso restrito!
16,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID