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dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorSoutelo, Rudesindopor
dc.date.accessioned2015-11-03T12:20:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37924-
dc.descriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino da Músicapor
dc.description.abstractAs perguntas que um professor do ensino artístico especializado de música deve responder antes de ir para a sala de aula são muito variadas. Para além do saber próprio da disciplina é preciso refletir sobre pedagogia e metodologia, filosofia e ciência, repetição e criação, som e silêncio, razão e emoção, comunicação e palavra, memória e história, física e música, entre outras muitas questões. A incerteza como motor criativo duma ciência em construção, ou a identificação daquilo que queremos avaliar são algumas das complexidades da docência da música, mas a experiência profissional e de vida faz com que cada professor seja um caso irrepetível com respostas únicas. A pedagogia criativa da ausência de metas propicia a estruturação do pensamento e o que se produz com ele.por
dc.description.abstractThe questions that an arts teacher of specialized music education shall answer before he goes to the classroom are diversified. Apart from specific thematic contents, the teacher needs to think about pedagogy and methodology, philosophy and science, repetition and creation, sound and silence, reason and emotion, communication and word, memory and history, physics and music, among many other issues. Uncertainty as the creative motor of a building science, or the identification of what we want to evaluate, are part of some of the complexities of the music teaching process. Moreover, life itself, and professional experience make every teacher an unrepeatable case, with unique answers. Creative pedagogy involving an absence of goals may provide a creative structuring of thought and of what is produced by thinking.por
dc.description.abstractPour un professeur de l’enseignement artistique spécialisé de la musique, les questions que doit répondre avant d'aller à la salle de classe sont très variés. Il faut, avant tout, maîtriser la connaissance de la matière, mais aussi réfléchir sur la pédagogie et la méthodologie, la philosophie et la science, la répétition et la création, le son et le silence, la raison et l’émotion, la communication et les mots, la mémoire et l’histoire, la physique et la musique, entre tant d’autres questions. Quelques complexités autour de l’enseignement de la musique sont l’incertitude comme le moteur créatif d’une science en construction, ou l’identification de ce qu’on veut évaluer. L’expérience professionnelle et personnelle fait de chaque professeur un cas irrépétible avec des réponses uniques. La pédagogie créative de l’absence de fins défie la structuration de la pensée et les produits de la même.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectEnsino artístico especializado de músicapor
dc.subjectAtividade profissionalpor
dc.subjectCriação de um músicopor
dc.subjectMusic teachingpor
dc.subjectSpecialized music teachingpor
dc.subjectProfessional activitypor
dc.subjectCreation of a musicianpor
dc.subjectEnseignement de la musiquepor
dc.subjectEnseignement artistique spécialisé de la musiquepor
dc.subjectActivité professionnellepor
dc.subjectCréation d'un musicienpor
dc.titleSons e silêncios duma vidapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc78:372.878-
dc.subject.udc372.878:78-
dc.identifier.tid201515059por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
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