Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37780
Título: | A exploração do questionamento na aula de matemática como meio dos alunos ultrapassarem dificuldades: um estudo com alunos do 10º ano |
Outro(s) título(s): | The exploration of the questioning in the mathematic classroom as way of the students overcoming difficulties: a case study with students of the 10th year |
Autor(es): | Miranda, Andreia Filipa Simões |
Orientador(es): | Fernandes, José António |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O questionamento é um tipo de comunicação que se reveste de extrema importância pela
dinâmica e interatividade que permite estabelecer na sala de aula, permitindo desenvolver um
ensino mais interessante através do envolvimento de todos os intervenientes e,
consequentemente, da partilha de significados. Além disso, uma boa pergunta permite
estabelecer a diferença entre encorajar o pensamento do aluno, fazendo com que este vá mais
além e ultrapasse as suas dificuldades, ou que se restrinja meramente aos conhecimentos que
lhe são transmitidos, aceitando-os passivamente. Face a esta problemática, estabeleceram-se os
três seguintes objetivos para o estudo: 1) Caraterizar as formas de questionamento
desenvolvidas pelo professor e alunos em situações de dificuldades dos alunos; 2) Avaliar o
impacto das diferentes formas de questionamento no esclarecimento e superação das
dificuldades dos alunos; 3) Analisar as perspectivas dos alunos sobre o questionamento
realizado.
Tendo em vista dar resposta aos objetivos delineados, enquanto metodologias de ensino e
aprendizagem, foi tido em consideração o papel do professor e do aluno na sala de aula, as
tarefas utilizadas, o trabalho grupo e a tecnologia a ser utilizada no sentido de esta se assumir
como uma mais-valia no processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, enquanto métodos
de recolha de dados, foram aplicados aos alunos dois questionários, um antes e outro após a
experiência de ensino, e gravadas todas as aulas da intervenção de ensino.
Com os dados obtidos foi possível constatar que a professora concede grande relevo ao
questionamento como estratégia de ensino, tendo formulado um número elevado de perguntas
no discurso desenvolvido na sala de aula. As perguntas da professora alternaram-se entre os três
tipos estabelecidos na tipologia de Love e Mason (1995), prevalecendo as perguntas de
confirmação. Já os alunos, apesar da grande importância que atribuem ao questionamento
realizado na sala de aula, colocaram poucas perguntas e apenas quando solicitavam
esclarecimentos. The questioning it´s a kind of communication which is of utmost importance for the dynamics and interactivity that allows establishing in the classroom, allowwing to develop a teaching more interesting through the involvement of all intervenients and, consequentely, the sharing of meanings. Furthermore, a good question allows to stablish the difference between encouraging the thought of the student, making him go beyond and to overcome its dificulties, or is merely restricts at the knowlegdes that are passed, accepting them passively. Adress to this problematic, established the following three objectives for this case study 1) Charaterize the forms of questioning developed by the teacher ans the students in situations of dificulties of the students; 2) Evaluate the impact of the different forms of questioning in clarification and overcoming of the dificulties of the students; 3) Analyze the perspectives of the students about the questioning made. In order to respond at the golds outlined, while teaching and learning methodologies, was take in consideration the paper of the teacher and student in the classroom, the tasks used, the work group and the tecnology being used in order to assume as an added value in the teachinglearning process. By other side, while data gathering method, were applied at the students two questionaries, one before and one after the teaching experience and were recorded all the lessons of teaching intervention. With the data gathered was possible its was found that the teacher gives great relief to the questioning as a teaching strategy, having formulated a large number of questions in the discourse developed in the classroom. The teacher´s questions were alternate between the three kinds stablished on the tipology of Mason and Love (1995), prevailing the confirmation questions. But the students, dispite the major importance they gave to the questioning made in the classroom, they posted only few questions and only when needed clarifications. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37780 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia_Filipa_Simoes_Miranda.pdf Acesso restrito! | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |