Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37769
Título: | As invasões biológicas: um contexto real para trabalhar a evolução das ideias dos alunos sobre o equilíbrio dos ecossistemas |
Outro(s) título(s): | Biological invasions: a real context for the work the development of students' ideas about the balance of ecosystems |
Autor(es): | Gomes, Júlio Miguel Peixoto |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica
Supervisionada desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º
Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
A intervenção pedagógica decorreu numa escola EB 2/3 de Braga numa turma do 8.º ano do
Ensino Básico, constituída por 18 alunos, na disciplina de Ciências Naturais e visou promover a
(re)construção do conhecimento substantivo associado à temática das invasões biológicas e o
modo de como estas afetam o equilíbrio dos ecossistemas.
A problemática das invasões biológicas tem vindo a assumir cada vez mais a sua importância
no seio da comunidade científica e na própria sociedade, fundamentalmente pelos graves impactes
ecológicos e económicos nos ecossistemas invadidos. Por este motivo e pela escassez de
propostas didáticas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem relativamente a esta
temática recaiu a opção pela implementação deste projeto.
Assente numa perspetiva construtivista da aprendizagem, a intervenção seguiu um modelo
ensino direcionado para a mudança conceptual. Tendo em consideração este contexto, definiramse
os seguintes objetivos tendo em vista o desenvolvimento do projeto: 1) Detetar as ideias prévias
dos alunos em relação à temática “invasões biológicas”; 2) Planificar um conjunto de atividades
onde se privilegiou o trabalho de campo e experimental tomando como referentes quer as
conceções dos alunos quer o preconizado no tópico programático “Perturbações no equilíbrio dos
ecossistemas”; 3) Confrontar as ideias prévias dos alunos com evidências empíricas (entre outras)
sobre a referida temática; 4) Avaliar o impacto da intervenção pedagógica na evolução das
conceções dos alunos sobre as invasões biológicas.
Do modo a promover a evolução das ideias tidas pelos alunos acerca da temática, concebeuse
e implementou-se um conjunto de atividades práticas que incluiu uma aula de campo, uma
atividade experimental e uma atividade de lápis e papel.
Os dados que possibilitaram a avaliação da intervenção pedagógica, foram recolhidos através
de vários instrumentos que permitiram articular os resultados obtidos através das várias
atividades: questionário inicial e final (pré-teste e pós-teste), questionário sobre a atividade
experimental e questionário da ficha formativa.
Faz-se um balanço global positivo do projeto, os alunos consideraram a temática tratada na
intervenção pedagógica bastante motivadora. Os resultados finais evidenciaram uma melhoria
significativa na qualidade das respostas dos alunos. The present Professional Internship Report focuses on a Supervised Pedagogical Intervention Project developed under the Biology and Geology Teaching Master’s degree in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The pedagogical intervention took place in a school of 2nd and 3rd Cycles of Basic Education, located in Braga, in a 8th grade class composed by 18 students, in the Natural Sciences class and aimed to promote the (re)construction of the substantive knowledge, related to the theme of biological invasions and the way how these affect the balance of ecosystems. The problem of biological invasions has been assuming increasingly its importance within the scientific community and in society itself, fundamentally by the serious ecological and economic impacts in invaded ecosystems. For this reason and for the lack of educational proposals that facilitate the process of teaching and learning on this theme, resulted on the option for the implementation of this project. Based on a constructivist perspective of learning, the intervention followed a model of teaching oriented to conceptual change. In this context the following objectives were defined: 1) To detect the previous ideas of students on the theme “biological invasions”; 2) To plan a set of activities that privileged the field and experimental work taking as relating the student’s conceptions and the programmatic topic “disturbances in the balance of ecosystems”; 3) To confront the student’s previous ideas with empirical evidences (and others) about that theme; 4) To Evaluate the impact of educational intervention in the evolution of student’s conceptions about biological invasions. In order to promote the evolution of ideas of the students on the subject, was conceived and implemented a set of practical activities that included a field class, an experimental activity and a pencil and paper activity. The data that made the evaluation of the pedagogical intervention possible was collected through several instruments that allowed the articulation of the obtained results through several activities: initial and final questionnaires (pretest and post-test), questionnaire about the experimental activity and the formative sheet’s questionnaire. It was made a positive overall assessment of the project, the students considered that the subject treated on the pedagogic intervention was quite motivating. The final results showed a significant improvement in the quality of student’s answers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37769 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Júlio Miguel Peixoto Gomes.pdf | 9,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |