Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37685

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Lourivalpor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorSouza, Sérgiopor
dc.contributor.authorMatos, Ana Paula Rodriguespor
dc.contributor.authorCunha, Joaquim Octáviopor
dc.date.accessioned2015-10-21T12:39:28Z-
dc.date.available2015-10-21T12:39:28Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.isbn978-972-8969-11-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37685-
dc.description.abstractHoje em dia as crianças apresentam menor autonomia no deslocamento casa-escola em relação aos seus progenitores tendo em conta a mesma faixa etária. Os pais devido aos longos períodos de trabalho utilizam os transportes passivos causando sérias implicações na redução da atividade física das crianças. As crianças representam o grupo que mais reage a estímulos externos, por esse motivo a escola assume um papel importante em relação a alteração dos hábitos da deslocação casa-escola. O objetivo deste estudo foi identificar os padrões de mobilidade das crianças no percurso casa-escola de acordo com o ano de escolaridade e género. Este estudo foi realizado numa escola pública no concelho de Vila Nova de Famalicão. Participaram 149 alunos do 5º e 6º ano, com idades entre 10-16 anos e média de 11 anos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados apresentaram que a forma de deslocamento mais utilizada é o automóvel ligeiro (66%), deslocamento pedonal (20%) e o autocarro (8%), não se verificando diferença significativa em relação ao ano de escolaridade e género. Verificou-se ainda que dos 20% da população que utiliza o deslocamento pedonal (48%) o faz em distâncias inferiores a 1Km. Dos alunos que residem até a 1km da escola, o deslocamento a pé é utilizado por 48% em detrimento do automóvel (45%). Espera-se concluir que já começa haver uma desmistificação em relação ao transporte ativo, possibilitando que os alunos passem a conhecer melhor sua cidade e o meio envolvente, usufruindo da inter-relação com o próximo e promovendo benefícios para sua saúde.por
dc.description.sponsorshipCIEC – Research Centre on Child Studies, IE, UMinho (FCT R&D unit 317), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransporte Ativopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEscolapor
dc.titleTransporte ativo entre casa-escola em Vila Nova de Famalicão: estudo de um caso em escola urbanapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage93por
oaire.citationEndPage101por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TRANSP ATIVO CASA-ESCOLA_LOURIVAL COSTA ET AL_SIEFLAS2015.pdf419,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID